
Bankinter é um parceiro de confiança das famílias e das empresas em Aveiro
Diário de Aveiro: Este ano, o Bankinter voltou a ser eleito melhor banco do seu segmento pela “Escolha do Consumidor”. O que considera estar na base desta importante distinção?
Graça Alves: É uma certificação que nos enche de orgulho, porque indica que os nossos clientes estão satisfeitos, confiam em nós, preferem e recomendam os nossos serviços de excelência e as nossas soluções competitivas. Este nível de credibilidade só se consegue alcançar com equipas de excelência, profissionais de exceção, pessoas que se dedicam a fazer mais e melhor para ajudar as famílias e as empresas a concretizarem os seus projetos, a crescerem e realizarem-se. Saber que estamos no caminho certo é gratificante, mas não é algo com que nos conformemos, pelo contrário. Ser “Escolha do Consumidor” representa mais responsabilidade.
As soluções do Bankinter são competitivas?
Inovadoras e convenientes são outras caraterísticas que posso acrescentar. O Bankinter tem sabido responder, e muitas vezes antecipar-se, às necessidades dos clientes e às tendências de mercado, nunca dissociáveis das conjunturas económicas e sociais. Seja ao nível dos depósitos, do investimento e financiamento, a estratégia assenta na diversificação de soluções e rentabilização de recursos, em função do risco, disponibilizando ferramentas digitais, que proporcionam ao cliente uma experiência e gestão autónomas, intuitivas, céleres e eficientes do seu dia a dia.
Para os clientes particulares, quais são as soluções que destaca para a valorização de recursos?
Os nossos clientes particulares contam com o acompanhamento da gestora Ana Santos. Relativamente às soluções, começo por destacar a “Conta Mais Ordenado”, conta à ordem que pode ser aberta de forma digital, isenta de comissões, mediante transferência mensal de 800 euros e com uma remuneração de saldo de cinco por cento (TANB) no 1.º ano e de dois por cento (TANB) no 2.º ano. O banco disponibiliza também a “Conta Bankinter ONLINE”, uma conta à ordem, dirigida a novos clientes, sendo 100 por cento digital, sem comissões, com uma remuneração mensal de dois por cento (TANB) e que pode ser aberta e gerida através do serviço de internet “internet banking” e da “app” do Bankinter, contemplando transferências gratuitas, desde que realizadas por estes canais digitais.
De que forma o Bankinter tem procurado marcar a diferença no crédito à habitação?
O Bankinter oferece um dos “spreads” mais baixos do mercado, na modalidade de taxa variável, e disponibiliza várias opções de taxa fixa a diferentes prazos, entre um e 30 anos, podendo a simulação e a contratação ser efetuadas de forma “online”, requerendo-se a presença dos clientes apenas na escritura. A plataforma “Bankinter Habitação Online” permite agilizar e simplificar todo o processo de forma segura e conveniente, integrando os procedimentos digitais e presenciais do Crédito Habitação num só local, dando aos clientes e gestores a possibilidade de acompanharem todos os passos a todo o tempo, desde a simulação à escritura, recebendo notificações nas fases mais relevantes. Para os maiores de 55 anos, apresentamos condições diferenciadas, que isentam estes clientes da contratação de seguro de vida. E, para pessoas até 35 anos de idade, temos o nosso Crédito Habitação Jovem, que contempla a possibilidade de acesso à garantia pública, mediante o cumprimento dos critérios legais. Aos jovens, apresentamos condições diferenciadas, como a isenção das Comissões de Estudo e de Avaliação. Para os clientes que pretendam transferir o seu Crédito Habitação para o Bankinter, o banco suporta os respetivos custos da operação.
Ao nível do financiamento para compra de casa, disponibilizam condições diferenciadas para a aquisição de habitações mais sustentáveis?
Atualmente, o Bankinter apresenta o “Crédito Habitação Eficiente”, que contempla condições especiais para compra de imóveis com elevada eficiência energética, e o “Crédito Habitação para Renovação Energética”, que financia obras superiores a 50 mil euros, com o objetivo de melhorar a eficiência dos imóveis.
Para os clientes particulares com disponibilidade para investir, que oferta disponibiliza?
Disponibilizamos um serviço de consultoria de investimentos e uma ampla gama de fundos, dos quais destaco os Bankinter PPR, da gestora de ativos do Bankinter. Para acesso sem custos a cotações em tempo real, alertas de ordens de Bolsa e relatórios sobre mercados, os clientes contam com a plataforma de investimento “Bankinter Broker”, ferramenta digital, simples e intuitiva, disponível na “app” e serviço de “internet banking”, à qual podem adicionar a “Conta Bankinter Broker”, uma conta à ordem remunerada e isenta de comissões de manutenção. Com o serviço “Premier”, os clientes têm o apoio personalizado dos gestores Juliana Oliveira, Armando Alves e Marco Cruz, abrangendo o planeamento da vida financeira e decisões de investimento, podendo ainda aceder às vantagens do “pack” especial “Família Bankinter Premier”. Para os clientes com necessidades mais específicas de gestão do património financeiro, disponibilizamos um atendimento especializado, através do serviço de “Private Banking”, com a gestora Margarida Ramalho, garantindo uma visão versátil e soluções exclusivas.
O apoio às empresas é uma prioridade? Como se materializa?
Prestamos um serviço próximo, ágil, célere e inovador, que permite simplificar procedimentos e facilitar o dia a dia das fábricas e empresas, que contam com aconselhamento experiente e soluções de financiamento competitivas. Além do acompanhamento na agência por parte dos gestores Liliana Bastos e Ricardo Silva, os empresários contam também com o apoio do Centro de Empresas do Bankinter em Aveiro, que tem como diretora Cláudia Queiroz. Desta forma, o Bankinter contribui para o crescimento das empresas e da economia, para a criação de emprego e bem-estar social.
Entre as soluções disponíveis para empresas, começo por destacar a conta à ordem Bankinter Bónus+, dirigida a novos clientes, que remunera os saldos que as empresas detenham a cada momento como excedente de liquidez. O Crédito Multilinha permite aceder a várias tipologias de financiamento através de um só contrato.
Existem também soluções para pagamentos e gestão de tesouraria, havendo a possibilidade de efetuar aplicações via Bankinter Empresas com prazos curtos para remunerar excedentes de liquidez. Disponibilizamos ainda soluções diferenciadoras, como o “factoring”, o “confirming” e uma linha para pagamento de impostos, com contratação imediata, suportada em linhas pré-aprovadas, sem necessidade de suporte documental na formalização.
Pode destacar uma solução dirigida a empresas com vocação exportadora?
Entre a nossa oferta, destaco a “Plataforma Negócio Internacional”, que permite gerir de forma digital e autónoma todas as operações associadas às exportações e importações, bem como a emissão dos documentos necessários para o efeito. As empresas contam ainda com uma linha de apoio ao Negócio Internacional. Destaco também a plataforma “Broker Divisas”, digital, intuitiva e ideal para empresas exportadoras, que necessitam muitas vezes de negociar taxas de câmbio, podendo fazê-lo em tempo real, assegurando também o agendamento de ordens em três modalidades diferentes.
Visite o Bankinter em Aveiro
Aceite o convite de Graça Alves e venha conhecer a agência e o centro de empresas do Bankinter, no n.º 160 da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Em alternativa, os contactos podem ser feitos por “email” (agencia.aveiro. pt@bankinter.com ou centroempresasaveiro.pt@bankinter.com) ou por telefone (234 004 520 ou 234 004 555 - chamadas para a rede fixa nacional -, respetivamente).