
Associação Imprensa realiza jornada em Aveiro onde aborda IA no jornalismo
A Associação Portuguesa de Imprensa (API) realiza em 03 de abril a segunda sessão das Jornadas Técnicas da Imprensa Regional deste ano, onde será feita uma apresentação sobre ferramentas de inteligência artificial (IA) aplicadas ao jornalismo.
O evento, que decorre no PCI Creative Science Park – Aveiro Region, tem como objetivo "capacitar os profissionais da imprensa regional para os desafios atuais do setor, promovendo a partilha de boas práticas, inovação editorial e estratégias sustentáveis para o futuro dos meios de comunicação locais", refere a API, em comunicado.
Esta edição "conta com o apoio do PCI Creative Park, sendo um espaço privilegiado para o encontro entre jornalistas, editores e especialistas das áreas editorial, comercial e tecnológica", adianta a associação.
O programa está dividido em três grandes áreas temáticas: inovação editorial, desenvolvimento de estratégias comerciais e ética no jornalismo, com painéis compostos por especialistas nacionais e internacionais.
No que respeita ao primeiro tema, entre os participantes estão Callie Wentling, da Rede Rua, que abordará o tema "Encontrar os leitores onde eles estão", partilhando experiências sobre proximidade e novas linguagens jornalísticas, e Nadine Santos, em representação da API, com uma apresentação dedicada às ferramentas de IA aplicadas ao trabalho jornalístico.
No que respeita ao desenvolvimento de estratégias comerciais, será feita uma apresentação da plataforma Echobox, parceira comercial da API e especialista em automatização de distribuição de conteúdos.
Ricardo Rosa (Springer Nature Group) vai abordar a análise de audiências e perfis de leitores, enquanto o professor Paulo Faustino, especialista em gestão e indústrias criativas, irá debruçar-se sobre modelos de negócio.
O encerramento dos painéis será dedicado a temas jurídicos e deontológicos.
Rita Viegas (DECO PROteste) irá abordar importância da avaliação de desempenho para jornalistas e Carlos Eugénio, da Visapress, analisará o direito de autor como uma possível fonte de receita para os meios de comunicação, com enfoque nos desafios e oportunidades da legislação em vigor.
"Com esta segunda sessão, damos continuidade ao trabalho iniciado em Setúbal, levando conhecimento a várias regiões do país e apoiando a imprensa regional na sua missão de serviço público e proximidade com as comunidades", afirma a presidente da API, Cláudia Maia, citada em comunicado.