Última Hora
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Pub

McDonald’s Aveiro Pingo Doce conquistou o paladar dos aveirenses

Com 30 anos de atividade, o restaurante McDonald’s Aveiro Pingo Doce soube conjugar a tradição da marca com as inovações que lhe garantem o futuro. O franquiado Sérgio Santiago sublinha que é um espaço convidativo, onde os clientes gostam de estar

Diário de Aveiro: Há quantos anos existe a empresa?

Sérgio Santiago: O restaurante McDonald’s Aveiro Pingo Doce assinala, neste mês de março, 30 anos de atividade. Ao longo destes anos, foi alvo de renovações e atualizações, procurando manter-se um espaço convidativo, onde os nossos clientes gostam de estar e se sentem bem. Atualmente, inclui, ao serviço dos clientes, as mais recentes tecnologias disponíveis, nomeadamente os quiosques multimédia, que permitem realizar e pagar o pedido autonomamente, levantando-o numa área específica para o efeito ou usufruindo do serviço à mesa, o “Menuboard Digital”, tomadas USB e carregadores “wireless”. O restaurante oferece o serviço “McDrive”, que dis­ponibiliza duas pistas de acesso, permitindo um atendimento ainda mais rápido e uma maior conveniência aos clientes. Ainda tem o “McCafé”, com uma extensa oferta para ocasiões de consumo fora das refeições principais, destacando-se as ofertas de pequeno-almo­ço. Para além do serviço no restaurante, “drive” e “take a­way”, dispõe, ainda, do serviço “Mc­Delivery” com os parceiros U­ber Eats, Glovo e Bolt Food.

Onde se localiza?

O McDonald’s Aveiro Pingo Do­ce localiza-se em Esgueira, na Estrada Nacional 109, no Parque do Hipermercado Pin­go Doce.

Qual é a vantagem competitiva da McDonald’s face aos demais “players” no mercado?

A McDonald’s sempre privilegiou o diálogo com os consumidores, como forma de corresponder à evolução das suas preferências e expetativas. A nível nacional e local, apostamos numa estratégia de diferenciação, quer em termos de variedade e inovação de produtos, quer ao nível do conceito de serviço, da rapidez e da conveniência. Desta forma, temos consolidado a nossa liderança no setor da restauração e estamos muito atentos ao que os aveirenses procuram, para ir ao encontro das suas expetativas.

Qual é a definição precisa da área de negócio em que atua?

A McDonald’s é uma cadeia de restauração de serviço rápido. A nível nacional, a marca emprega mais de 11.000 pessoas e, em Aveiro, no conjunto dos quatro restaurantes, temos uma equipa de mais de 180 pessoas.

Que tipo de serviços/produtos comercializa?

Na McDonald’s, disponibilizamos refeições - de refeições principais a refeições mais ligeiras, com destaque para pequeno almoço e “snacks” -, através dos nossos restaurantes, do “McDrive”, dos “Pedidos Mobile”, “Take Away” ou “McDelivery”, com entrega em casa, no local de trabalho ou onde o cliente estiver.

Quais são os produtos líderes?

Temos evoluído no sentido de acompanhar as tendências da sociedade e temos aumentado permanentemente a variedade na oferta de menus. De apenas seis sanduíches em 1991, o nos­so portefólio alargou-se e diver­sificou-se ao longo do tem­po, oferecendo hoje mais de 100 opções para diferentes momentos do dia, incluindo carne (de vaca e de frango), uma opção adequada a vegetarianos, sopa, saladas, fruta e vegetais. Ainda temos várias opções de pastelaria e cafetaria no “Mc­Café”. O “Big Mac” continua a ser o ícone da McDonald’s, mas existe uma procura cada vez maior pelas novidades lançadas pela marca, como o “McCrispy”, por exemplo.

A qualidade e a inovação são fatores que a McDonald’s não descura?

A seleção criteriosa das matérias-primas, os métodos de produção implementados e os rigorosos controlos internos e externos constituem o ponto de partida que assegura a frescura e qualidade dos nossos produtos. Os padrões de segurança alimentar vigoram em todos os restaurantes McDonald’s, que têm implementado o Sistema HACCP - Análise de Riscos e Pontos Críticos de Controlo, um dos pilares-chave da segurança alimentar, que se estende também aos fornecedores da nossa marca e distribuição. Desde 2008, os nossos restaurantes são certificados, nos seus pro­ce­dimentos, na área da qualidade e segurança alimentar, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), segundo a norma APCER 3002, tendo a nossa marca sido a primeira do setor da restauração de serviço rápido a ser certificada segundo esta norma.

A McDonald’s tem sido considerada uma empresa de sucesso. O que tem ditado esta boa performance?

São vários fatores, mas sublinho o nosso foco na qualidade dos produtos que servimos e a capacidade de estarmos profundamente ligados às regiões em que operamos, através do trabalho também desenvolvido por nós, franquiados. Para além disso, a acessibilidade e atendimento ao cliente, assim como a capacidade de ir além das expectativas e de surpreender os consumidores, desempenham papéis cruciais. Por outro lado, é fundamental trabalharmos o envolvimento das equipas com a marca e apoiarmos o seu desenvolvimento - a sua motivação é fundamental para o bom desempenho dos nossos restaurantes. Também relevo o facto das nossas equipas serem da localidade onde estamos inseridos, o que gera uma relação de proximidade ímpar com os clientes, algo muito distintivo na McDonald’s.

Que balanço faz da atividade desenvolvida até ao presen­te?

É um balanço muito positivo. A McDonald’s é uma marca líder, que sempre teve a capacidade de se adaptar a cada momento e, localmente, para sermos relevantes, temos a adaptabilidade que a marca nos confere.

Que futuro perspetiva?

Não só a nível nacional, mas também local, continuaremos a inovar e a evoluir, mantendo o nosso compromisso com a sa­tisfação dos clientes, surpre­endendo-os com novidades exclusivas. Vamos continuar a cons­truir ligações fortes com os nossos clientes e as nossas comunidades, tendo sem­pre co­mo objetivo ir ao encontro das suas expectativas de maneira inovadora e relevante.

Como “lê” o atual momento económico?

Colocamos o consumidor no centro de tudo o que fazemos. Estamos atentos aos desafios eco­nómicos dos jovens e famílias portu­gue­sas e procuramos constantemente encontrar novas soluções que res­pon­dam às suas ne­cessidades, mantendo o com­promisso com a acessibilidade. É disso exemplo a campanha “Eu­ro Poupança Duo” e outras iniciativas realizadas localmen­te, com vista a oferecer maior valor ao cliente.

A situação económico-financeira da McDonald’s é sustentável ?

A McDonald’s dá-nos ferra­men­tas que nos ajudam a garantir a sustentabilidade da nos­sa operação. Para além dis­so, enquanto franquiados, nun­ca esquecemos o relevante papel que assumimos nas comunidades onde estamos implantados, nomeadamente ao nível da criação de emprego e das oportunidades de carreira, ou na implementação de boas práticas ao nível da sustentabilidade ou responsabilidade social.

Qual foi o volume de negócio alcançado em 2024? Considera que foi um ano positivo?

A informação financeira, por restaurante, é um dado confidencial que não divulgamos. Os resultados globais da McDonald’s Portugal relativos ao ano 2024 ainda não são públicos.

E para este ano, quais são as suas expectativas?

Continuarmos a trabalhar para continuar a encontrar soluções sustentáveis para enfrentar os desafios presentes, man­tendo sempre o compromis­so com a excelência na qualidade e serviço que nos caracterizam.

A equipa

Gerente de Loja - Sérgio Nogueira

Subgerente - Décio Rodrigues

Assistentes de gerência - Andreia Glória, Elisângela Cardoso, Paulo Bizarro, Rúben Nogueira e Diana Saraiva

Coordenador - Eduardo Miranda

Março 26, 2025 . 10:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right