
McDonald’s Aveiro Pingo Doce conquistou o paladar dos aveirenses
Diário de Aveiro: Há quantos anos existe a empresa?
Sérgio Santiago: O restaurante McDonald’s Aveiro Pingo Doce assinala, neste mês de março, 30 anos de atividade. Ao longo destes anos, foi alvo de renovações e atualizações, procurando manter-se um espaço convidativo, onde os nossos clientes gostam de estar e se sentem bem. Atualmente, inclui, ao serviço dos clientes, as mais recentes tecnologias disponíveis, nomeadamente os quiosques multimédia, que permitem realizar e pagar o pedido autonomamente, levantando-o numa área específica para o efeito ou usufruindo do serviço à mesa, o “Menuboard Digital”, tomadas USB e carregadores “wireless”. O restaurante oferece o serviço “McDrive”, que disponibiliza duas pistas de acesso, permitindo um atendimento ainda mais rápido e uma maior conveniência aos clientes. Ainda tem o “McCafé”, com uma extensa oferta para ocasiões de consumo fora das refeições principais, destacando-se as ofertas de pequeno-almoço. Para além do serviço no restaurante, “drive” e “take away”, dispõe, ainda, do serviço “McDelivery” com os parceiros Uber Eats, Glovo e Bolt Food.
Onde se localiza?
O McDonald’s Aveiro Pingo Doce localiza-se em Esgueira, na Estrada Nacional 109, no Parque do Hipermercado Pingo Doce.
Qual é a vantagem competitiva da McDonald’s face aos demais “players” no mercado?
A McDonald’s sempre privilegiou o diálogo com os consumidores, como forma de corresponder à evolução das suas preferências e expetativas. A nível nacional e local, apostamos numa estratégia de diferenciação, quer em termos de variedade e inovação de produtos, quer ao nível do conceito de serviço, da rapidez e da conveniência. Desta forma, temos consolidado a nossa liderança no setor da restauração e estamos muito atentos ao que os aveirenses procuram, para ir ao encontro das suas expetativas.
Qual é a definição precisa da área de negócio em que atua?
A McDonald’s é uma cadeia de restauração de serviço rápido. A nível nacional, a marca emprega mais de 11.000 pessoas e, em Aveiro, no conjunto dos quatro restaurantes, temos uma equipa de mais de 180 pessoas.
Que tipo de serviços/produtos comercializa?
Na McDonald’s, disponibilizamos refeições - de refeições principais a refeições mais ligeiras, com destaque para pequeno almoço e “snacks” -, através dos nossos restaurantes, do “McDrive”, dos “Pedidos Mobile”, “Take Away” ou “McDelivery”, com entrega em casa, no local de trabalho ou onde o cliente estiver.
Quais são os produtos líderes?
Temos evoluído no sentido de acompanhar as tendências da sociedade e temos aumentado permanentemente a variedade na oferta de menus. De apenas seis sanduíches em 1991, o nosso portefólio alargou-se e diversificou-se ao longo do tempo, oferecendo hoje mais de 100 opções para diferentes momentos do dia, incluindo carne (de vaca e de frango), uma opção adequada a vegetarianos, sopa, saladas, fruta e vegetais. Ainda temos várias opções de pastelaria e cafetaria no “McCafé”. O “Big Mac” continua a ser o ícone da McDonald’s, mas existe uma procura cada vez maior pelas novidades lançadas pela marca, como o “McCrispy”, por exemplo.
A qualidade e a inovação são fatores que a McDonald’s não descura?
A seleção criteriosa das matérias-primas, os métodos de produção implementados e os rigorosos controlos internos e externos constituem o ponto de partida que assegura a frescura e qualidade dos nossos produtos. Os padrões de segurança alimentar vigoram em todos os restaurantes McDonald’s, que têm implementado o Sistema HACCP - Análise de Riscos e Pontos Críticos de Controlo, um dos pilares-chave da segurança alimentar, que se estende também aos fornecedores da nossa marca e distribuição. Desde 2008, os nossos restaurantes são certificados, nos seus procedimentos, na área da qualidade e segurança alimentar, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), segundo a norma APCER 3002, tendo a nossa marca sido a primeira do setor da restauração de serviço rápido a ser certificada segundo esta norma.
A McDonald’s tem sido considerada uma empresa de sucesso. O que tem ditado esta boa performance?
São vários fatores, mas sublinho o nosso foco na qualidade dos produtos que servimos e a capacidade de estarmos profundamente ligados às regiões em que operamos, através do trabalho também desenvolvido por nós, franquiados. Para além disso, a acessibilidade e atendimento ao cliente, assim como a capacidade de ir além das expectativas e de surpreender os consumidores, desempenham papéis cruciais. Por outro lado, é fundamental trabalharmos o envolvimento das equipas com a marca e apoiarmos o seu desenvolvimento - a sua motivação é fundamental para o bom desempenho dos nossos restaurantes. Também relevo o facto das nossas equipas serem da localidade onde estamos inseridos, o que gera uma relação de proximidade ímpar com os clientes, algo muito distintivo na McDonald’s.
Que balanço faz da atividade desenvolvida até ao presente?
É um balanço muito positivo. A McDonald’s é uma marca líder, que sempre teve a capacidade de se adaptar a cada momento e, localmente, para sermos relevantes, temos a adaptabilidade que a marca nos confere.
Que futuro perspetiva?
Não só a nível nacional, mas também local, continuaremos a inovar e a evoluir, mantendo o nosso compromisso com a satisfação dos clientes, surpreendendo-os com novidades exclusivas. Vamos continuar a construir ligações fortes com os nossos clientes e as nossas comunidades, tendo sempre como objetivo ir ao encontro das suas expectativas de maneira inovadora e relevante.
Como “lê” o atual momento económico?
Colocamos o consumidor no centro de tudo o que fazemos. Estamos atentos aos desafios económicos dos jovens e famílias portuguesas e procuramos constantemente encontrar novas soluções que respondam às suas necessidades, mantendo o compromisso com a acessibilidade. É disso exemplo a campanha “Euro Poupança Duo” e outras iniciativas realizadas localmente, com vista a oferecer maior valor ao cliente.
A situação económico-financeira da McDonald’s é sustentável ?
A McDonald’s dá-nos ferramentas que nos ajudam a garantir a sustentabilidade da nossa operação. Para além disso, enquanto franquiados, nunca esquecemos o relevante papel que assumimos nas comunidades onde estamos implantados, nomeadamente ao nível da criação de emprego e das oportunidades de carreira, ou na implementação de boas práticas ao nível da sustentabilidade ou responsabilidade social.
Qual foi o volume de negócio alcançado em 2024? Considera que foi um ano positivo?
A informação financeira, por restaurante, é um dado confidencial que não divulgamos. Os resultados globais da McDonald’s Portugal relativos ao ano 2024 ainda não são públicos.
E para este ano, quais são as suas expectativas?
Continuarmos a trabalhar para continuar a encontrar soluções sustentáveis para enfrentar os desafios presentes, mantendo sempre o compromisso com a excelência na qualidade e serviço que nos caracterizam.
A equipa
Gerente de Loja - Sérgio Nogueira
Subgerente - Décio Rodrigues
Assistentes de gerência - Andreia Glória, Elisângela Cardoso, Paulo Bizarro, Rúben Nogueira e Diana Saraiva
Coordenador - Eduardo Miranda