
“Vamos aos Cricos!” de 29 deste mês a 4 de maio
De 29 deste mês a 4 de maio, o “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria” estará de volta aos restaurantes e cafés do Município de Ílhavo, enquanto aposta da câmara e da APARA - Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro para a promoção da economia local.
A Ria atravessa, em vários pontos, o concelho e nas suas águas salgadas e pouco profundas está o habitat perfeito para os bivalves de qualidade ímpar: o crico (ou berbigão), o mexilhão, a navalha (longueirão ou lingueirão), a amêijoa, o choco e a ostra. São, por isso, muitas as famílias – há cerca de um milhar de mariscadores licenciados - que se dedicam a esta atividade artesanal, que tem passado de geração em geração.
Celebrando este património biológico e alimentar, o “Vamos aos Cricos” cumpre os objetivos de estimular os circuitos curtos e legais da economia local, e o consumo destes produtos frescos no território, em especial nos restaurantes e cafés, que os incluirão no menu, num conjunto de pratos ou petiscos e como ingrediente principal. As experiências gastronómicas e os estabelecimentos aderentes podem ser consultados em visitilhavo.pt.
As experiências gastronómicas serão complementadas com um programa de atividades culturais e desportivas. No dia 13 de abril, domingo, às 09.30 horas, vai realizar-se a iniciativa “Vamos aos cricos com quem sabe!”. Em pleno Canal de Mira, um dos mariscadores descreverá as espécies de bivalves da Ria, explicará como e quando se apanham, quais os tamanhos mínimos e falará sobre este modo de vida tradicional da Ria de Aveiro e das suas gentes. A atividade, para maiores de 12 anos, tem inscrição gratuita, em turismo@cm-ilhavo.pt.
O programa do festival inclui o “ExperimentaRia”, entre 9 a 13 de abril, com cinco dias de atividades promovidas pelos parceiros da Estação Naútica do Município de Ílhavo: palestras, exposição de barcos, surf, SUP, surfskate, workshop de pesca desportiva, visitas orientadas e showcookings.
No dia 26 de abril, às 16 horas, no Museu Marítimo de Ílhavo, Carlos Graça, do Restaurante Clube de Vela, vai realizar uma Oficina de Cozinha e, uma hora depois, decorrerá uma “Conversa de Mar”, com Anabela Valente, mariscadora e pescadora artesanal, sobre o tema “Pesca tradicional e aquacultura: uma visão inovadora”.
Estabelecimentos aderentes
A Praia do Tubarão (Costa Nova), Bronze Seafood Lounge Bar (Costa Nova), Café Farol (Praia da Barra), Canastra do Fidalgo (Costa Nova), Clube de Vela (Costa Nova), Duna do Meio (Costa Nova), Estrela do Mar (Gafanha da Nazaré), Faros Gourmet (Praia da Barra), Marisqueira da Costa Nova (Costa Nova), Marisqueira da Barra (Praia da Barra), O Gafanhoto (Gafanha da Encarnação), Peixe na Costa (Costa Nova), Praia do Farol (Praia da Barra), Sétimo Beach Club (Praia da Barra) e Traineira (Gafanha da Nazaré).