
Carolina Fernandes bate recorde nacional e AAUAv foi terceira classificada
O Complexo de Piscinas de Campanhã, no Porto, recebeu, no domingo, o Campeonato Nacional Universitário de Natação de Piscina Longa, prova que juntou 179 estudantes-atletas em representação de 27 associações de estudantes de universidades e politécnicos. Em disputa estiveram 25 títulos, entre provas femininas e masculinas, numa prova em que caíram quatro recordes nacionais universitários.
Por equipas, a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) terminou no terceiro lugar, com sete medalhas, ficando atrás da Associação Académica de Coimbra (13 medalhas) e da Universidade Nova de Lisboa, a grande vencedora - conquistou um total de 23 medalhas, oito de ouro, nove de prata e seis de bronze. A turma lisboeta fez, dessa forma, a “dobradinha” na natação, pois já tinha vencido os nacionais de piscina curta, repetindo o feito da época passada.
Em relação aos nadadores que representaram a AAUAv, o destaque maior vai para Carolina Fernandes, que não só se sagrou campeã nacional universitária nos 50 mariposa e 50 livres, como nesta última prova bateu ainda o recorde nacional universitário, com a marca de 26,88 segundos. A nadadora do Galitos ajudou, ainda, a AAUAv a vencer os 4x50 metros livres mistos, numa prova em que fez equipa com Hugo Carola, Lara Vasconcelos e Diogo Silva.
A AAUAv foi ainda medalha de prata nos 4x50 livres femininos (Carolina Fernandes, Miriam Soares e Lara Vasconcelos) e nos 200 estilos (Tiago Pereira) e medalha de bronze nos 100 costas, por Leonor Sequeira, no setor feminino, e Diogo Silva, no masculino.