
Novo terminal ferroviário no Porto de Aveiro deve arrancar este ano
O presidente da Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, revelou hoje que a infraestrutura portuária espera começar a construir o novo terminal ferroviário “ainda este ano”.
“Estamos a aguardar a conclusão da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para lançar o concurso público e iniciar a construção do novo terminal ferroviário ainda este ano”, disse à Lusa Eduardo Feio.
O projeto prevê a construção de um terminal com cerca de 10 hectares, equipado com duas linhas ferroviárias adaptadas aos padrões europeus para o transporte de mercadorias.
“O objetivo é transformar o Porto de Aveiro numa plataforma logística multimodal, potenciando a ligação ferroviária à Linha do Norte e à Linha da Beira Alta”, explicou.
O Porto de Aveiro, segundo o presidente da sua administração, vai ficar capacitado para dar uma resposta multimodal, afirmando-se “não só como um porto de mar, mas como uma grande plataforma logística".
Eduardo Feio destaca o potencial do novo terminal para impulsionar o transporte ferroviário de mercadorias, nomeadamente cereais, cimento e biodiesel, e para atrair novas indústrias para a região.
“Fizemos no ano passado o primeiro comboio do terminal portuário de granéis líquidos para Sines, com biodiesel e neste momento já estamos com três comboios por mês a sair com biodiesel para a Galp, em Sines”, relatou.
Outro exemplo que dá do movimento ferroviário gerado pelo Porto de Aveiro é a exportação de cimento, com “centenas de milhares de toneladas” a chegarem a Aveiro por via férrea, para serem embarcadas.
Eduardo Feio tem também algumas expectativas na abertura da Linha da Beira Alta.
"Podemos gerar comboios para o interior, nomeadamente cereais, de que o Porto de Aveiro, a seguir a Lisboa, é o que movimenta mais carga", exemplifica.