Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Ua Xperimenta Pub
Pub

Fábrica da Ciência dedica conversas à cerâmica local

A iniciativa é nova, o tema já tem séculos. Será a cerâmica aveirense a nortear um conjunto de conversas

A Fábrica Centro Ciência Viva e o Departamento de Geociências da UA estreiam um novo ciclo de conversas sobre o património histórico e geológico relacionado com as argilas de Aveiro.
Nesta primeira sessão, hoje, será abordada a importância da cerâmica na produção de açúcar e a sua ligação ao aparecimento dos ovos-moles. A conversa tem início às 21 horas, na Fábrica Centro Ciência Viva, e as entradas são livres.
«Sabia que a cerâmica desempenhou um papel fundamental na produção de açúcar? E que este processo pode estar ligado ao aparecimento de uma rica doçaria na cidade de Aveiro, os ovos-moles? Estas são apenas algumas das questões que serão esclarecidas na sessão de hoje, que conta com a intervenção de Fernando Rocha, do Departamento de Geociências da UA e GeoBioTec. Frequentemente. tem si­do encontra­do es­pólio ce­râmico pre­servado em contextos arqueológicos, tanto em meio terrestre como subaquático, que permitiram caraterizar diferentes tipologias da produção local. Uma dessas tipologias é a designada “Cerâmica do Açúcar”, que consiste em peças de cerâmica de forma cónica, essenciais no processo de produção de açúcar. “Argilas na origem dos ovos-moles” é, assim, o tema da primeira conversa deste novo ciclo.
De acordo com o programa desta iniciativa, a sessão que se segue está agendada para o dia 11 de abril, também com início marcado para as 21 horas e tem como tema “A indústria cerâmica de Aveiro, séc. XIX e XX”. Uma reflexão que será gerida por Manuel Ferrei­ra Rodrigues, do Departamen­to de Educação e Psicologia da UA.
Por fim, no dia 17 de maio, caberá a Galopim de Carvalho, professor jubilado, orientar a terceira conversa deste ci­clo, com o tema “As argi­las e os barreiros de Avei­ro”, a começar pelas 15 horas. Segue-se o tema “Argilas na saúde”, a­pre­sentado por Carla Candeias, do Departa­men­to de Geociências da Universidade de Aveiro.

Março 28, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right