
EscutAMA regressa a São Jacinto de 4 a 6 de abril com mais de 500 participantes
O Escuteiros Acampam no Município de Aveiro (EscutAMA) está de volta para a sua 5.ª edição, que se realizará entre os dias 4 e 6 de abril de 2025, no Centro Nacional de Formação Ambiental de São Jacinto. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em colaboração com os Agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e os Escoteiros do Município de Aveiro, reúne este ano 520 jovens em três dias de atividades ligadas à formação cívica e à consciência ambiental.
Inicialmente previsto para outubro de 2024, o acampamento foi adiado devido às más condições meteorológicas, sendo agora retomado com o lema “Somos SAL És Caminho”, destacando a importância do papel dos jovens na construção de um futuro mais sustentável e consciente.
Fim de semana enchida de atividades
O programa arranca a 4 de abril, com a pernoita de um grupo de Caminheiros nas imediações do Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro (CMIA). O sábado, dia 5, será preenchido com várias atividades, incluindo canoagem, calistenia, percursos de orientação e provas de obstáculos, dinamizadas com o apoio do Regimento de Infantaria n.º 10 de São Jacinto. Às 19h30, será realizada a Abertura de Campo, com o tradicional hastear da bandeira, seguida de um jantar e momento cultural com a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cacia.
O último dia do evento, domingo, 6 de abril, será marcado pela celebração de uma Eucaristia às 9h30, aberta à comunidade local, no Centro Nacional de Formação Ambiental.
A CMA apoia esta iniciativa com uma atribuição financeira de 18.200,00€ ao Corpo Nacional de Escutas, reforçando o seu compromisso com a educação ambiental e o envolvimento da juventude em causas de impacto social e ecológico.