
Duas centenas de pessoas caminharam pela vida em Aveiro
Ao longo de 2024, a Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV-Aveiro) apoiou um total de 132 famílias de oito concelhos da região (mais propriamente Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos), promoveu 621 atendimentos, acompanhou 27 grávidas, e ajudou com a entrega de 7.772 unidades de bens alimentares para bebé (papas e leite) e 36.280 fraldas.
Os números foram recordados ontem, ao início da tarde, por Teresa Correia, presidente da ADAV-Aveiro, momentos antes do início da 7.ª Caminhada Solidária pela Vida. «É um trabalho conseguido graças aos nossos voluntários mas também aos benfeitores, públicos e privados, que nos acompanham e vão dando apoio», disse, garantindo que a sétima edição do evento de ontem pretendeu «chamar à atenção para a beleza que é podermos acompanhar tanto as mães como os seus bebés pequenos que precisam, em determinado momento da sua vida, de ajuda».
Trata-se de mães com crianças pequenas ou mesmo grávidas «que nos pedem apoio para encontrar o equilíbrio necessário para si e para a sua família», disse a presidente da direção, garantindo que o contacto é feito diretamente junto da associação (de um membro ou na sede, localizada no Mercado Municipal de Santiago), ou através de assistentes sociais, autarquias ou hospitais. «Damos o apoio que conseguimos ao nível de fraldas, papas e leite, e também de vestuário», sublinhou, garantindo que, este ano, «já tivemos a alegria de ter visto nascer dez bebés apoiados por nós; é um “boom” de nascimentos neste primeiro trimestre comparativamente com o ano passado».
Mas se é uma alegria ver as crianças a nascer e a desenvolver com as condições necessárias, «também é uma alegria quando chega a altura em que as crianças crescem e a sua família deixa de precisar do nosso apoio, por ter atingido autonomia», acrescenta Manuel Coimbra, sócio-fundador da ADAV-Aveiro e atualmente membro dos órgãos sociais. Mas fez questão de sublinhar que «a ADAV-Aveiro está sempre disponível para dar esse apoio sempre que necessário».
Na caminhada de ontem, “apadrinhada” pelo atleta paralímpico Paulinho Henriques e por Bolon Sauné, do Clube dos Galitos, participaram cerca de duas centenas de pessoas, que percorreram as ruas da cidade numa “caminhada pela vida”. «Na tarde de ontem [sexta-feira] tínhamos cem pré-inscrições, mas com o apoio de São Pedro, que nos brindou com um belo dia de sol e calor, conseguimos mais do que duplicar esse número», adiantou Teresa Correia.
Esta foi a primeira iniciativa do ano, em que se assinalam os 25 anos da ADAV-Aveiro. «Para este ano de comemoração teremos várias iniciativas, desde concerto solidário a plantação de árvores», adiantou.
De salientar que a Caminhada Solidária pela Vida teve lugar em 12 cidades portuguesas na tarde de ontem, para sensibilizar a comunidade a lutar pela vida.