Adiciona Pub
Graterol Pub
Adiciona Pub
Graterol Pub
Pub

Filas intermináveis para comprar pão e «o melhor folar do país»

Ontem, na abertura oficial do evento, no Jardim Henriqueta Maia, o autarca João Campolargo mostrou-se otimista quanto a esta edição. A organização espera ultrapassar os 24 mil visitantes do ano passado

«O melhor folar do país é de Vale de Ílhavo». A afirmação podia muito bem ser do anfitrião da Festa do Pão de Vale de Ílhavo, que é como quem diz de João Campolargo, mas não é. Foi, antes, proferida pelo seu homólogo António Loureiro, de Albergaria-a-Velha, o município onde tem lugar o Festival Pão de Portugal (o próximo realiza-
-se de 30 de maio a 1 de junho) e que, assim como a Guarda, tem honras de “município convidado” nesta edição de 2025. Ambas as autarquias estiveram representadas na abertura oficial do evento em que a Câmara Municipal de Ílhavo celebra a tradição da confeção artesanal das padas, folares e broa, que, em Vale de Ílhavo, tem passado de geração em geração.
É a primeira vez que tal acontece, sendo que o objetivo da organização é valorizar, ainda mais, a experiência dos visitantes, oferecendo-lhes produtos típicos de outras partes do país (neste caso o pão de Albergaria-a-Velha e os queijos e os enchidos da Guarda), para além do pão e do folar de Vale de Ílhavo, feitos à moda antiga por padeiras, e dos pães com chouriço, bacalhau e/ou queijo e fiambre, confecionados pela Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” e os Cardadores.
Note-se que as padeiras vão estar a vender durante a tarde de hoje, a partir das 14.30 horas, até esgotar o “stock”. Já as duas associações garantem o serviço de bar entre as 11 e as 19 horas.
Ainda a propósito dos Cardadores, chamamos a atenção dos nossos leitores para que estas figuras irreverentes e barulhentas, que trazem muitos forasteiros ao Carnaval de Vale de Ílhavo, também vão “andar à solta”, a partir das 15 horas, no Jardim Henriqueta Maia. Para além deles, a animação está igualmente a cargo do grupo “Gaitas Sirigaitas” e de estátuas vivas.
Outra das novidades são os “showcookings Tapas”. O de ontem foi protagonizado por Bárbara Pereira, concorrente do programa de televisão “Masterchef” e proprietária da “Junes - Patisserie”, situada em Ílhavo. Já hoje, entre as 16 e as 17 horas, o “palco” é de Filomena Grave, conhecida por todos como Dona Mena, que é também o nome do seu restaurante em Vale de Ílhavo.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Março 30, 2025 . 09:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right