
Luís Souto Miranda não entendeu a lista autónoma da IL
Luís Souto Miranda, candidato da coligação PSD-CDS-PPM a presidente da Câmara de Aveiro nas próximas eleições autárquicas, mostrou estranheza pela ausência da Iniciativa Liberal nesta aliança.
Quando esclarecia que se encontrava no debate, realizado no passado sábado em Aveiro, representando não só o PSD, mas também o CDS e o PPM, olhou para o candidato anunciado pela IL à câmara, Miguel Oliveira, e afirmou: «não percebo muito bem porque não está (na coligação)».
Contudo, no início deste mês, no Núcleo de Aveiro da IL, foi decidido voltar a apostar em Miguel Gomes para a Câmara de Aveiro, como aconteceu nas eleições de 2021, enquanto Frederico Teixeira é o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Aveiro.
Justificando a resposta negativa à integração do partido na coligação liderada por Luís Souto Miranda, a IL disse preferir concorrer com «um projeto político autónomo, fiel aos valores liberais, e apresentar aos cidadãos de Aveiro uma alternativa diferenciada, assente na defesa da liberdade económica, da eficiência governativa e da proximidade às necessidades reais da população».
Além de Miguel Gomes e de Luís Souto Miranda, também são candidatos à câmara Alberto Souto, pelo PS, e João Moniz, do Bloco de Esquerda, entre os nomes já anunciados.
Ribau Esteves, atual presidente da câmara (PSD-CDS-PPM), não se recandidata ao cargo por atingir o limite permitido por lei de três mandatos consecutivos na mesma autarquia.
No debate realizado no passado sábado participaram os candidatos e representantes do PSD-CDS-PPM, PS, BE, Livre e PAN, não se verificando a presença do PCP ou do Chega, sendo que estes dois últimos ainda não apresentaram candidatos, assim como são desconhecidos os candidatos do PAN e do Livre.