
Universidade de Aveiro cria suplemento alimentar para reduzir o colesterol
A Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver um suplemento alimentar para reduzir os níveis de colesterol no sangue, utilizando subprodutos de cogumelos, revelou hoje fonte académica.
A investigação, liderada por Filipe Gomes, do Departamento de Química da UA, visa recuperar compostos bioativos como a titina, betaglucanas e estatinas, presentes em cogumelos não utilizados e resíduos da produção.
“Estamos a tentar extrair daí compostos como a titina, betaglucanas (fibras), estatinas e outros compostos, para depois os podermos usar para fins tão diversos como ingredientes alimentares e, eventualmente, fármacos”, disse à Lusa o investigador.
A investigação tem como base a recuperação de subprodutos dos cogumelos produzidos e embalados nas unidades da Cuga, empresa produtora de cogumelos.
O Laboratório Associado para a Química Verde da Rede de Química e Tecnologia (LAQV-REQUIMTE) da Universidade de Aveiro está a estudar a transformação desses suprodutos num produto natural com benefícios para a saúde cardiovascular.
“Esta colaboração nasceu da perceção da quantidade de subprodutos dos cogumelos produzidos e da sua riqueza em compostos, nomeadamente as betaglucanas”, explica Filipe Gomes.