
Hugo de Almeida participa no “Food 4 Thought”
O realizador do documentário “Carne – A Pegada Insustentável”, que arrecadou cinco prémios nacionais e internacionais, será um dos oradores do encontro científico internacional “Food 4 Thought”, que se realiza de amanhã até ao dia 4, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
Hugo de Almeida levará à discussão «um tema fraturante, que reclama diálogo e reflexão», plasmado no filme que realizou e que será exibido numa sessão de cinema gratuita.
Já tinha um percurso consolidado, mas foi aquele documentário que o atirou para as “bocas do mundo”, catapultando-o para festivais internacionais de cinema, onde foi aplaudido e reconhecido pela crítica, nomeadamente no Canadá, Alemanha, Portugal, Brasil e Finlândia.
“Carne – A Pegada Insustentável” demorou um ano e meio a ser gravado e obrigou o cineasta a mergulhar a fundo no tema dos hábitos de consumo. Viajou sozinho para o Líbano e para o Reino Unido, onde entrevistou especialistas e aprofundou alternativas ao consumo de carne, designadamente o vegetarianismo e veganismo, apostando «convictamente» neste tipo de cinema documental como «pedagogia e grito de alerta para o que está a acontecer ao planeta».
Hugo de Almeida salientou que ainda são muitos os que se recusam a assistir ao documentário, com receio de se chocarem pela sua agressividade, mas garantiu que não. «É uma peça educativa, um retrato gentil de uma dura realidade», reiterou, recordando a importância de abordar o tema, dialogar, educar, reeducar e sensibilizar.
O realizador e produtor natural de Santa Maria da Feira participará como orador na conferência internacional “Food 4 Thought”, no dia 3 de abril, às 9.30 horas, no auditório da biblioteca municipal.
Vai integrar o painel “Cultura, Alimentação e Sustentabilidade”, moderado por Collen Swain, da Cidade Criativa da Gastronomia de San Antonio, no Texas, Estados Unidos da América, a par de Olga Cavaleiro, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto e do chefe Rui Martins. Os interessados ainda poderão inscrever-se em: www.conference.feiragastronomy.pt.
Este encontro científico reunirá representantes das cidades criativas UNESCO de todo o mundo, comunidade científica, nutricionistas, chefes, professores, alunos e comunidade local num intenso debate em torno da gastronomia e consumo sustentável. O documentário “Carne – A Pegada Insustentável” será exibido no mesmo dia, às 21 horas, na Biblioteca Municipal, numa sessão gratuita com lotação limitada. Reservas em: https://bit.ly/4iI1WsW.