
A comida que nos pode ligar ao consumo sustentável em debate na Feira
«A comida é o que nos liga», sublinhou Yassine Benderra, da comunidade “Joyas da Terra”, que se instalou na aldeia de Soajo, no Gerês, ao intervir no primeiro painel da conferência internacional “Food 4 Thought”, que decorre até amanhã, na Biblioteca Municipal de Santa Maria.
Referia-se aos «festins semanais» promovidos pelas famílias multinacionais dessa comunidade, que dão a saborear «comidas do mundo».
Integrada nas ações do projeto “Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO”, do qual faz parte Santa Maria da Faria, a conferência reúne 27 especialistas: investigadores, nutricionistas, dirigentes, professores, médicos, chefs, artistas, realizadores de cinema e jornalistas, de Espanha, Estados Unidos da América, Itália, México, Portugal e Suécia. Estão a debater as alterações demográficas e agricultura, consumo sustentável, saúde e bem-estar, e conhecimento científico e criatividade na gastronomia.
Yassine Benderra descreveu uma comunidade na qual os membros da sua família são dos poucos portugueses que escolheram a aldeia de Soajo para abraçar «uma vida mais simples, no campo». A experiência leva década e meia e - como disse - o objetivo sempre foi «produzir o máximo» para a subsistência e «viver em contacto com a natureza». Acentuou que a agricultura local tem sido marcada por «sistemas de produção eficientes em pouco espaço» e virados para a policultura.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: