
Construção da Unidade de Saúde de Requeixo, N. Sra. de Fátima e Nariz
A câmara de Aveiro informou que se iniciaram os trabalhos preparatórios para o arranque da construção da nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz. Com um investimento municipal no valor de 1.623.325,03 euros e um prazo de execução de 270 dias, a obra será executada pela empresa Revilaf Construction S.A.
O equipamento será construído na Rua da Igreja e Rua Antero Marques dos Santos, em Nossa Senhora de Fátima, junto ao edifício sede da junta de freguesia, e terá um único piso, dotado de áreas funcionais, destinadas à prestação de cuidados de saúde primários.
As fachadas do edifício alinham com os arruamentos periféricos e articulam-se em duas alas, sendo a ala da Rua da Igreja destinada ao atendimento dos utentes e a ala paralela à Rua Antero Marques dos Santos ocupada com os serviços de apoio, tanto para o atendimento geral dos utentes, como para apoio dos funcionários.
Nesta área localizam-se todos os espaços técnicos, assim como os vestiários e balneários e as respetivas instalações sanitárias para os funcionários, salas de apoio técnico e apoio geral, sala de reuniões, copa e a circulação de serviço. Na restante ala, vão ser criados gabinetes médicos, de enfermagem, as salas de tratamentos, o espaço para o banho assistido e uma zona especifica para os doentes em isolamento. Para além da entrada principal, o edifício possuirá acessos diretos ao exterior, que resultam essencialmente da necessidade de saídas de emergência.
A Câmara Municipal de Aveiro recordou que, para ser possível a edificação desta nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários, comprou, em 2023, um terreno rústico, com a área de 6.943 metros quadrados, pelo valor de 220.000 euros.
Esta obra tem já contrato de financiamento assinado entre o executivo municipal de Aveiro e o PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.