
Albergaria-a-Velha instala 12 pontos de recolha de Cápsulas de Café
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha anunciou a instalação de 12 pontos de recolha de cápsulas de café usadas em diversos locais do concelho, no âmbito do Plano de Ação Municipal do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2030 (PAPERSU). A medida visa reforçar a rede de recolha seletiva e promover práticas mais sustentáveis entre os munícipes.
Os novos recipientes para entrega destas cápsulas, encontram-se disponíveis nas juntas de freguesia de Angeja, Alquerubim, Branca, São João de Loure, Ribeira de Fráguas e Valmaior, assim como no edifício dos Paços do Concelho. A iniciativa estende-se ainda à Incubadora de Empresas, à Piscina Municipal, ao Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, ao Mercado Municipal e aos Armazéns do Município. Com esta instalação em locais estratégicos, o município procura alargar a área abrangida por esta iniciativa, bem como o seu impacto.
Aposta clara na reciclagem e separação de resíduos
Segundo a autarquia, esta recolha especializada permite desviar as cápsulas do fluxo de resíduos indiferenciados enviados para aterro, promovendo a sua reciclagem adequada. «Apesar de conterem alumínio e plástico, as cápsulas não devem ser colocadas no ecoponto amarelo, pois o seu circuito de reciclagem é diferenciado», esclarece o município.
A medida esta na linha de numa estratégia mais ampla por parte da autarquia para incentivar a separação e valorização de resíduos. Nos últimos anos, o município tem apostado na expansão da rede de ecopontos, na recolha seletiva de óleos alimentares e de resíduos volumosos, bem como na compostagem doméstica e comunitária de biorresíduos.