Adiciona Pub
Graterol Pub
Adiciona Pub
Graterol Pub
Pub

Centro apresenta projeto para novo lar de idosos

Almoço de angariação de fundos serviu para a apresentação do projeto de expansão do centro, que quer oferecer mais serviços de apoio à comunidade idosa

O Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros deu mais um passo rumo à concretização de um antigo sonho: a construção de um lar de idosos com capacidade para 36 utentes. A apresentação do projeto decorreu este fim de semana durante um evento de angariação de fundos, que contou com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Mendes.

Alargamento é um sonho desde o início

A nova estrutura residencial para idosos, projetada para três pisos e com uma área bruta de construção de cerca de 1.900 metros quadrados, representa uma resposta há muito ansiada pela comunidade local. João Nunes, presidente da instituição, destacou a importância deste projeto. «Sempre foi um sonho da instituição. Já é a terceira tentativa, mas agora está tudo legalizado. Temos o terreno, temos a maquete e o projeto de arquitetura já foi aprovado. Faltam apenas as especialidades», revelou.

Apesar do entusiasmo, o dirigente lembrou as dificuldades financeiras com que a instituição se depara. «Vivemos com muita dificuldade. O acordo de cooperação que temos cobre apenas parte dos serviços prestados. No SAD, por exemplo, temos acordo para 17 utentes, mas servimos 23, e os restantes são suportados por nós», destacou. O mesmo se aplica às valências da creche, jardim de infância e ATL, que apesar de não estarem esgotadas, funcionam com números que refletem a realidade demográfica da freguesia.

Governo presente

A Secretária de Estado Clara Mendes, após visitar as instalações e conhecer o projeto, mostrou-se sensível às dificuldades e reforçou o compromisso do Governo com as instituições do setor social. «Estamos ao lado da instituição neste sonho, que é, na verdade, uma necessidade. Os lares são uma resposta urgente em muitas localidades. O Governo quer articular com as instituições e os municípios para transformar este sonho em realidade», afirmou.

Durante a visita, Clara Mendes anunciou ainda a abertura do novo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que contemplará, precisamente, a criação de novas respostas sociais como as ERPI (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas). Destacou também o recente acordo de cooperação com o setor social que atualizou os valores de financiamento, tendo em conta o aumento do salário mínimo e a inflação. «É um reconhecimento que se efetiva em ações e não apenas em palavras», destacou.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Abril 7, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right