UA eterniza meio século de memórias em azulejos
No ano em que se celebra meio século da Universidade de Aveiro (UA), a Associação de Intervenção Criativa, Mistaker Maker, aceitou o desafio de criar uma instalação que recorde as gerações passadas e presentes enquanto contribuições desta casa de saber.
Nesse âmbito, o futuro da zona verde do Campus de Santiago passará a ser histórico e imortal a partir de 13 de novembro, última celebração do aniversário da UA, após a inauguração de um imponente totem de seis metros de altura, a ser batizado como “Ponto 50”.
Centrada numa nova linguagem visual explorada pelo Estúdio Pedrita, de design multidisciplinar, o Glossário, nome escolhido para a instalação, será revestido com 2.500 azulejos doados pela Aleluia Cerâmicas, de 14 por 14 centímetros.
Entre todas as peças de cerâmica, a comunidade académica serigrafou, ontem, 300 com tinta de alto fogo preta. Distribuídas pelas quatro faces do totem, cada uma homenageia elementos emblemáticos da Região de Aveiro, como a ria, o sal, o vento e a luz. Sem deixar escapar os valores, as memórias e as experiências que marcaram as cinco décadas da academia aveirense, os azulejos apresentam caraterísticas próprias.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: