Última Hora
Motor Feira Até 20 Out
Pub

UA eterniza meio século de memórias em azulejos

A celebrar 50 anos de ousadia e liberdade, a Universidade de Aveiro inaugura, em breve, um totem de azulejos pintados pela comunidade

No ano em que se celebra meio século da Universidade de A­vei­ro (UA), a Associação de Intervenção Criativa, Mistaker Maker, aceitou o desafio de criar uma instalação que recorde as gerações passadas e presentes enquanto contribuições desta casa de saber.

Nesse âmbito, o futuro da zona verde do Campus de Santiago passará a ser histórico e imortal a partir de 13 de novembro, última celebração do aniversário da UA, após a inauguração de um imponente totem de seis metros de altura, a ser batizado como “Ponto 50”.

Centrada numa nova linguagem visual explorada pelo Estúdio Pedrita, de design multidisciplinar, o Glossário, nome escolhido para a instalação, será revestido com 2.500 azulejos doados pela Aleluia Cerâmicas, de 14 por 14 centímetros.

Entre todas as peças de cerâmica, a comunidade académica serigrafou, ontem, 300 com tinta de alto fogo preta. Distribuídas pelas quatro faces do totem, cada uma homenageia elementos emblemáticos da Região de Aveiro, como a ria, o sal, o vento e a luz. Sem deixar escapar os valores, as memórias e as experiências que marcaram as cinco décadas da academia aveirense, os azulejos apresentam caraterísticas próprias.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right