Mealhada já tem um contentor para sobrantes
O município da Mealhada já dispõe de um contentor para sobrantes, tendo a estrutura sido instalada, recentemente, no Parque de Merendas do Canedo, na freguesia da Pampilhosa.
Serve para o depósito de sobrantes de podas agrícolas, sobrantes das limpezas de terrenos e sobrantes de manutenções de jardim, com a câmara a avisar que não é permitido depositar resíduos verdes com entulhos ou metais, lixo doméstico, entulho, resíduos orgânicos ou equipamentos elétricos e eletrónicos.
Este contentor integra a rede intermunicipal de contentores florestais no âmbito da “Agenda transForm”, um projeto da CIM (Comunidade Intermunicipal) Região de Coimbra e dos diversos municípios, que tem como objetivo o aproveitamento dos resíduos agrícolas e florestais para fins energéticos.
«Pretende-se valorizar a biomassa numa perspetiva de economia circular e de implementar métodos alternativos às queimas de sobrantes», enfatizou a autarquia.
O projeto contempla, nesta fase, a instalação de um conjunto de contentores florestais distribuídos pelo território que poderão ser utilizados pela população.
A rede intermunicipal de contentores florestais integra a “Agenda transForm” e é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de «desencadear uma transformação estrutural do setor florestal português, intervindo, de forma concertada, em toda a cadeia de valor».