Ciclo de cinema inspirado na cultura e tecnologia
Obras de consagrados cineastas como Jean-Luc Godard, Veit Helmer, Francis Ford Coppola e Wong Kar Wai integram este ciclo, conjuntamente com a primeira longa-metragem do mais jovem realizador da região, Tiago Roma Almeida e ainda a estreia de um novo filme do cineasta e músico Joaquim Pavão.
Hoje, pelas 18.30 horas, será exibido “Baikonur”, que o cineasta alemão Veit Helmer rodou em 2011 no Cazaquistão. Protagonizado por Alexander Asochakov, um jovem camponês entusiasta da astronomia e, Marie de Villepin, uma bela astronauta francesa. Um surpreendente filme que é também o primeiro alguma vez rodado no Centro Espacial de Baikonur. Às 21.30 horas, será exibido “Alphaville” (1965), um dos filmes mais revolucionários da época, protagonizado por Eddie Constantine e Anna Karina.
Amanhã, pelas 21.30 horas, chega à tela “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola. Neste regresso à realização, Coppola apresenta-nos um artista de génio que, inspirando esperança e com o poder de parar o tempo, luta contra um “mayor” ultra-conservador, para salvar o moribundo mundo moderno.
“Pack” de descontos
Na semana seguinte, o ciclo de filmes inicia-se dia 18, pelas 18.30 horas, com “Gatos com oito vidas”. Produzido no Agrupamento de Escolas de Estarreja, numa aula de Português, uma turma vê-se confrontada com uma ameaça que vem instalar o mistério e o temor. Tiago Roma Almeida, de 18 anos, é o realizador deste filme que contou com a participação dos colegas e professores. Às 21.30 horas, será exibido o filme “2046”, do cineasta chinês Wong Kar Wai. Neste filme, escreve-se um livro de ficção científica sobre um comboio que viaja para um sítio chamado 2046, onde os passageiros poderão recuperar as suas memórias perdidas e de onde nunca ninguém regressou.
O ciclo “Cultura e Tecnologia” termina no dia 19, com a estreia do filme “Aqui, em Aveiro”, de Joaquim Pavão. Este filme é um dos quatro filmes produzidos na cidade, em contexto de Aveiro - Capital Portuguesa da Cultura.
Na mesma noite, será ainda possível ver alguns filmes cedidos pela Cinemateca Portuguesa.
Como habitualmente, o preço do bilhete é de 4 euros, sendo o “pack outubro” de 8 euros, permitindo 50 por cento de desconto na compra das quatro sessões do ciclo.
O Ciclo é uma curadoria da Plano Obrigatório com o apoio do Teatro Aveirense, do ICA / Ministério da Cultura e do Município de Aveiro.