Última Hora
Ccdrc
Ttc
Startv
Pub Hospital Da Luz 2
Pub

Há obras de arte a nascerem na Efémero à força de dança e pintura

O pintor e encenador João Vieira Fino juntou-se à bailarina Joana Campos e juntos criaram “Traço”, a acontecer para todas as idades

“Traço” é uma oficina de dança, pintura e desenho, criada pelo pintor e encenador João Vieira Fino, em colaboração com a educadora de infância e bailarina Joana Campos, produzido pela empresa Ofícios com História, em parceria com o Atelier Vieira Fino. Combinando a dan­ça com a expressão da pintura e a disciplina do desenho, esta oficina procura «suprir uma grave lacuna no campo criativo do ensino geral e um certo analfabetismo motor generalizado em Portugal», explicou João Fino ao Diário de Aveiro.
Baseada em técnicas que o artista nascido em Aveiro tem vindo a desenvolver tanto nos EUA como nos Países Baixos, onde residiu durante a última década, esta oficina leva ao palco da Efémero um conjunto de jogos/exercícios desenhados especificamente para as várias faixas etárias.
Estas primeiras apresentações em Aveiro procuram dar a conhecer alguns dos processos criativos por detrás de uma pintura de cariz expressionista, bem como criar um ambiente calmo, desprovido de ruído exterior onde crianças e adultos se possam reconectar com o seu corpo e expressarem-se individualmente e em colaboração uns com os outros. Em todas as sessões, «os participantes i­rão criar um grande mural, par­tindo do “input” e das expressões de cada um para criar uma obra coletiva», acrescenta o artista. Segundo avançou, ain­da há algumas vagas para as es­colas durante esta semana. Haverá, também, duas sessões extra, na sexta-feira, às 21 horas, e, no domingo, às 16 horas, para adultos e público geral, res­pe­tivamen­te.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo “email” [email protected].

 

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Novembro 13, 2024 . 11:07

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right