ShareToy combina brinquedos e solidariedade para um Natal especial
A Universidade de Aveiro (UA) volta a ser palco de uma iniciativa que alia solidariedade e sustentabilidade: o “ShareToy”. Criado em 2016, pelo Núcleo de Estudantes de Robótica Diversificada (NeRD) e pelo IEEE Student Branch, o projeto tem como objetivo transformar o Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social, como as que vivem em centros de acolhimento ou pertencem a famílias carenciadas. Este ano, a iniciativa conta com o apoio do Grupo Bíblico Universitário e amplia sua atuação para outras universidades em Portugal.
O projeto recolhe brinquedos novos, usados ou com defeitos eletrónicos, que são reparados e redistribuídos a crianças carenciadas. Além de proporcionar momentos de alegria, o “ShareToy” promove a reciclagem e a reutilização, dando nova vida aos brinquedos e reduzindo o desperdício.
Os brinquedos podem ser entregues em diversos pontos de recolha espalhados pelo campus da Universidade de Aveiro, incluindo o Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), a biblioteca e a reitoria. Este ano, com a colaboração do Grupo Bíblico Universitário, o projeto ampliou sua rede de recolha para universidades em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.
A triagem, limpeza e reparação dos brinquedos serão realizadas no MakerLab do DETI em três sessões, marcadas para os dias 27 deste mês e 4 e 11 de dezembro. Nestes encontro, os voluntários reúnem para garantir que cada brinquedo esteja em perfeitas condições antes de ser embrulhado e entregue às crianças.
O ShareToy nasceu do desejo de estudantes da Universidade de Aveiro fazerem a diferença. A iniciativa surgiu como resposta à realidade de muitas crianças que não recebem presentes no Natal, unindo os valores da solidariedade à sustentabilidade. Desde então, o projeto tem crescido, beneficiando centenas de crianças e inspirando a comunidade a participar ativamente.