Última Hora
Ccdrc
Ttc
Startv
Pub Hospital Da Luz 2
Pub

Paulo Cavaleiro defende “tempo da ação” e critica gestão do PS

Paulo Cavaleiro destacou a importância do novo Plano de Desenvolvimento do Desporto em Portugal, anunciado pelo Governo, e apontou a falta de ação concreta por parte do PS no passado

O deputado do PSD Paulo Cavaleiro afirmou, esta terça-feira, na Assembleia da República, que «chegou o tempo da ação» na área do desporto em Portugal, acusando o PS de não ter apresentado um plano estratégico para o setor nos últimos anos. A sua intervenção ocorreu durante a audição ao ministro dos Assuntos Parlamentares, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2025.
Paulo Cavaleiro destacou a importância do novo Plano de Desenvolvimento do Desporto em Portugal, anunciado pelo Governo, e apontou a falta de ação concreta por parte do PS no passado. «Nos últimos anos, assistimos apenas a intenções. Chegou o tempo da ação, o tempo de fazer, envolvendo a comunidade de norte a sul, do litoral ao interior e nas ilhas», afirmou o deputado social-democrata, sublinhando a necessidade de um esforço nacional para impulsionar a prática desportiva.
O parlamentar de Aveiro referiu também que o Governo demonstrou um «pensamento estratégico e sustentado» para o setor, destacando que o Orçamento para 2025 prevê um aumento de 8,3 por cento na verba destinada ao desporto, passando de 50,3 milhões para 54,5 milhões de euros. Além disso, anunciou que o financiamento para o próximo ciclo olímpico e paralímpico será reforçado em 20 por cento, o que, segundo afirmou, revela o compromisso do atual executivo com a área.
Paulo Cavaleiro não poupou críticas à gestão do PS, lembrando que, durante os oito anos em que o partido esteve no Governo, a execução de uma carta desportiva ficou por fazer e a atividade física em Portugal foi apontada como a pior da União Europeia, de acordo com o último Euro Barómetro do Desporto. «O que dirá o PS deste legado? Terá sido falta de planeamento? Falta de estratégia? Ou a falta de programas de sensibilização?», questionou, reforçando que o PS não teve um plano estratégico capaz de aumentar a prática desportiva no país.
O deputado do PSD ressaltou ainda o papel fundamental do desporto para a saúde e o bem-estar dos cidadãos, destacando que o setor sempre foi um fator de união e orgulho nacional. «O país tem mostrado excelência em diversas modalidades, e essas conquistas deveriam inspirar as novas gerações», concluiu Paulo Cavaleiro, frisando que o Governo atual está empenhado em promover uma verdadeira transformação no desporto nacional.

Novembro 23, 2024 . 16:50

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right