Última Hora
Pub

Oliveira de Azeméis terá uma “Rota dos Cinco Sentidos”

Projeto está inserido «numa rota pelos cinco sentidos, onde cada um dará o seu contributo para a sociedade oliveirense», informa um comunicado camarário

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis iniciou, no passado dia 5, a requalificação da Escola Cantina de São Martinho da Gândara. Trata-se de uma obra no valor de cerca de 400 mil euros que se enquadra numa candidatura ao PRR-PAOITI (Comunidades Desfavorecidas), cujo investimento total é aproximadamente 613 mil euros.
O objetivo da autarquia, segundo nota que a própria remeteu ao Diário de Aveiro, é revitalizar cinco edifícios públicos em estado degradado e colocá-los ao serviço da comunidade. Aliás, após as várias empreitadas, será implementado trabalho técnico específico direcionado para crianças e idosos.
Falamos de um projeto inserido «numa rota pelos cinco sentidos, onde cada um dará o seu contributo para a sociedade oliveirense», informa o comunicado camarário, acrescentando que no caso da escola cantina «irá explorar o “paladar”, através da criação de um centro de sabores tradicionais, com ensino da confeção de gastronomia do passado.
Todos os sentidos do corpo humano serão, pois, explorados, em articulação com outras candidaturas também no âmbito do PRR-PAOITI. Assim, e relativamente aos restantes quatro, note-se que a “audição” será explorada através da requalificação da Escola de Santo António, em Ossela (Candidatura Gerações) com a recriação da sala de aulas do autor oliveirense Ferreira de Castro, pa­ra reprodução dos sons dos cenários privilegiados nos seus livros; o “tato” com a requali­ficação da Escola de Teamon-de, em Carregosa (Candidatura Acolher com Afeto) na qual serão criadas pequenas hortas comunitárias, onde os resi­dentes e a comunidade podem contactar e trabalhar a terra; a “visão” com a requalificação do edifício do Sindicato dos Vidreiros do Norte de Portugal, em Bustelo (São Roque) com exposição de espólio, registo fotográfico da identidade vidreira do concelho e com a implementação de oficinas de fotografia; e, por último, o “olfato” com a criação do jardim dos sentidos com ervas/plantas aromáticas e interpretação da flora presente, em Macinhata da Seixa.

Dezembro 3, 2024 . 11:40

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right