Séniores sobem esta tarde ao palco do Teatro Aveirense com espetáculo baseado nas memórias
Um grupo de 54 utentes e dez funcionários de quatro instituições do município de Aveiro sobem esta tarde, às 15 horas, ao palco do Teatro Aveirense, num espetáculo baseado nas suas memórias e experiências de vida, refletindo a identidade da região. Sob a orientação da Orquestra Sem Fronteiras, de Martim Sousa Tavares, o evento faz parte do “Breaking Walls”, um programa da Capital Portuguesa da Cultura, denominado “Cantar O Lar”, que visa criar uma ponte entre instituições, comunidades e artistas, interligando o conhecimento, a força e a capacidade criativa de todos.
Esta iniciativa surge após a primeira apresentação, realizada em junho deste ano, e conta com um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis meses por 82 utentes e 11 funcionários de lares. Trata-se de um concerto composto por seis canções com temáticas diferentes, entre elas o moliceiro, o sal e os paraquedistas de São Jacinto, passando pelas procissões e rivalidades entre bairros.
Aos utentes e funcionários do Centro Social Santa Joana Princesa; Centro Paroquial S. Bernardo; Florinhas do Vouga; e Fundação Casa do Pessoal Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro, que levaram a música ao teatro e cocriaram lembranças individuais e a cultura local, juntou-se um pianista e um baterista, com imagens do Arquivo da Câmara Municipal de Aveiro em pano de fundo.