Mostra de Fabrico de Fogaça abriu ontem reservas para 30 participantes
O Castelo de Santa Maria da Feira vai voltar a abrir portas para a tradicional Mostra de Fabrico da Fogaça da Feira, evento gastronómico agendado para 10 de janeiro e que, na sua 17.ª edição, desafiará os participantes a pôr as mãos na massa e a experienciar diferentes etapas do processo de fabrico do secular pão doce. As reservas para esta atividade, limitada a 30 participantes, abriram ontem e podem ser feitas em https://bit.ly/MostraFabri
coFogaca_Reservas.
Puxar a massa, espalmar o rolo, enrolá-lo em forma de cone, pincelá-lo com ovo e cortar o topo para formar os quatro coruchéus são desafios a colocar em prática pelos participantes desta experiência, marcada para as 21 horas e orientada por produtores locais.
Horas antes desta atividade, ao fim da tarde, o executivo e demais convidados também serão desafiados a vestir o avental com assinatura “Santa Maria da Feira, Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO” e a meter as mãos na massa, num momento de sensibilização para a importância da proteção e salvaguarda da genuinidade do produto.
«Uma das lutas dos nossos produtores é explicar às pessoas o que é a verdadeira Fogaça da Feira, pois é uma forma de a defendermos das inúmeras imitações», salientou Fernando Moreira, presidente do Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira,. a propósito desta iniciativa.
No final, os participantes serão convidados a degustar fogaça quente, cozida numa primeira fornada, acompanhada de queijos de produção local, compotas e fumados, harmonizados com Vinho do Porto e cerveja artesanal com lúpulo feirense.