Última Hora
Pub

Confraria dos Enófilos da Bairrada entroniza confrades de renome

No XLVI Capítulo Gastronómico da confraria bairradina, destaque para a entronização do prestigiado médico Eduardo Barroso, com uma carreira profissional de renome na área da cirurgia hepática, tendo sido pioneiro de diversas técnicas de transplante em Portugal, como confrade de honra

A celebrar o 45.º aniversário, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, promotora de espumantes, vinhos e aguardentes da região, regressou, no passado dia 30 de novembro, ao Palace Hotel do Bussaco, situado no Luso, no município da Mealhada, para dar cumprimento à tradição com a realização daquele que foi o seu XLVI Capítulo. Com mais de uma centena de pessoas presentes, a cerimónia ficou pautada por diversos momentos altos, como a entronização de Confrades Efetivos, de Mérito e Honra, e a receção ao ex-treinador do Futebol Clube do Porto, Sérgio Conceição, residente na Bairrada e apreciador dos produtos divulgados.
O discurso de boas-vindas ficou a cargo de Célia Alves, presidente em exercício da confraria, que enalteceu o papel da instituição ao longo dos últimos 45 anos, marcados pela sua presença marcante no processo que conduziu à criação da Região Demarcada da Bairrada. Ao balanço positivo, a responsável alertou para os ataques que estão a ser feitos ao setor do vinho, os quais colidem até com a nossa cultura mediterrânica, pois, «se é certo que a maioria destas questões nos são externas, também não podemos ignorar as culpas próprias de um setor que se canibaliza entrando numa guerra de preços que apenas é possível com a nefasta importação de vinhos e sua entrada na região por valores que apertam o nó górdio dos já depauperados agricultores», sustentou.
A presidente vincou, ainda, a necessidade de se apostar fortemente no enoturismo, uma vez que, atualmente, se «mostra essencial para a fixação e não abandono das vinhas por parte dos agricultores», proferiu, acrescentando o apoio aos jovens, que têm vindo a escolher a agricultura como atividade principal, nomeadamente na formação, e alerta para os programas de financiamento da atividade que estão a ser desenhados pelo Ministério da Agricultura.
O município de Oliveira do Bairro, cujo território integra na totalidade a região da Bairrada, foi distinguido com a entronização de mérito, cabendo ao presidente da câmara municipal, Duarte Novo, receber as insígnias. Segundo este, a afirmação da região é possível devido ao trabalhado notório dos agricultores e produtores do município, bem como ao surgimento de novos agentes económicos que se distinguem na produção de vinhos e espumantes.

Vinhos locais em destaque
No decorrer da receção, a escolha dos espumantes servidos aos convidados recaiu sobre os produzidos naquele concelho, mostrando-se, na prática, que daquele território brotam cada vez mais produtos mais exigentes e reconhecidos pelos consumidores. À refeição foram servidos os vinhos branco - Casa Sarmento - e rosé - Casa dos Amados - vencedores do Concurso Melhores Vinhos da Bairrada, organizado pela confraria, e o espumante D. Duarte, das Caves Primavera, Medalha de Ouro no Concurso da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Ao tinto Confraria dos Enófilos da Bairrada Colheita 1982, que faz parte do espólio da associação, coube o protagonismo de mostrar todo o trabalho que tem sido feito ao longo de quatro décadas e meia na promoção e alavancagem dos atributos da região, destacando a longevidade dos seus vinhos. O final do jantar foi reservado para a aguardente velha Antiqua, da Bacalhoa Vinhos.
À semelhança de outros capítulos, a cerimónia terminou com a consagração do Confrade de Honra, onde, tradicionalmente, se agraciam personalidades de enorme craveira profissional, política ou cultural. Este ano prestou-se homenagem ao prestigiado médico Eduardo Barroso, com uma carreira profissional de renome na área da cirurgia hepática, tendo sido pioneiro de diversas técnicas de transplante em Portugal. Curiosamente, é também sobrinho de outro Confrade de Honra, o muito ilustre e já desaparecido, ex-Presidente da República, Mário Soares.
Foram ainda entronizados mais confrades e confreiras efetivos, tendo cabido ao novo confrade Ricardo Aleixo representar os recém-chegados num discurso de enaltecimento das virtudes do vinho da Bairrada. Joaquim Rocha tomou, por sua vez, a palavra de representar os confrades mais antigos.
Ao longo dos vários momentos do capítulo, a animação contou com o brilhantismo interpretativos de João Paulo Ferreira, o contratenor de origem brasileira que tem exibido o seu talento para todo o mundo, sendo hoje um dos mais relevantes cantores líricos a atuar nos palcos das mais importantes capitais mundiais.

Dezembro 18, 2024 . 16:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right