Última Hora
Pub

Ópera e dança em destaque no primeiro trimestre de 2025 em Ílhavo

Nos primeiros três meses do ano, o 23 Milhas propõe música, teatro, dança, exposições, um encontro de mediação e serviços educativos

Uma ópera de Astor Piazzolla e um espetáculo de dança da coreógrafa brasileira Deborah Colker são alguns dos destaques da programação do 1.º trimestre de 2025 do 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo.

Nos primeiros três meses do ano, o 23 Milhas propõe música, teatro, dança, exposições, um encontro de mediação e serviços educativos, o regresso do festival Palheta e a reabertura do espaço Planteia à programação”, refere uma nota divulgada hoje.

Um dos destaques vai para o espetáculo “Maria de Buenos Aires”, uma ópera-tango com música do compositor Astor Piazzolla e libreto de Horário Ferrer, cuja estreia data de 1968, que será apresentada na Casa da Cultura de Ílhavo, no dia 25 de janeiro.

No dia seguinte, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré recebe o espetáculo de teatro para a infância “CA.LEI.DOS.CÓ.PI.CO”, da companhia Terceira Pessoa.

Já em fevereiro, o GrETUA regressa ao Cais Criativo da Costa Nova com mais um evento dos “Sleepstages: concertos para dormir”, com música ininterrupta, ao vivo e durante oito horas, que arranca às 23:55 do dia 1 de fevereiro e termina num pequeno-almoço no Cais.

No dia 7, às 21:30, a Teatro Meia Volta apresenta na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré “Q de Quê?”, um espetáculo de teatro em forma de pergunta, dirigido a crianças e jovens a partir dos oito anos, que pretende refletir sobre diversidade, identidade e expressão de género.

No dia 8 de fevereiro, a artesã Vanessa Barragão inaugura a exposição “Submerso Imerso”, na Casa da Cultura de Ílhavo, às 21:00 e, no mesmo dia, às 21:30, David Fonseca apresenta “Still 25”, em que celebra 25 anos de carreira com os seus maiores êxitos, mas também através de um espetáculo que funde música, cinema e performance.

No dia 14 de fevereiro, a “Minha Casa Tour”, de David Carreira, em que o artista interpreta alguns dos seus maiores sucessos em acústico, passa pela Casa da Cultura de Ílhavo e, já no dia 16, a Orquestra Filarmónica Gafanhense apresenta um concerto especial na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

No fim de semana seguinte, já a 21 de fevereiro, a Astro Fingido regressa a Ílhavo para apresentar “Dilema Capital”, espetáculo que reflete sobre a condição de ser artista.

Já em março, de 14 a 16, o festival Palheta - Robertos e Marionetas volta à Gafanha da Nazaré e, no mesmo mês, o Planteia regressa da sua hibernação e promove o Plantio da Primavera, em que a comunidade é convidada fazer a manutenção do espaço-jardim da praça da Casa da Cultura de Ílhavo, mas também a plantar o que irá florir nos meses seguintes.

Por fim, a 23 de março, a Casa da Cultura de Ílhavo, acolhe “Sagração”, da conceituada coreógrafa e bailarina brasileira Deborah Colker, que apresenta um espetáculo de dança criado a partir do clássico “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, mas que lhe adiciona sons e ritmos brasileiros.

Dezembro 20, 2024 . 11:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right