Águeda: Bairro municipal em Vale Domingos desespera por obras
Os moradores do bairro municipal de Vale Domingos, em Águeda, há muito que anseiam por obras de reabilitação das casas onde habitam. A câmara anunciou, na semana passada, o lançamento do concurso público para a reabilitação de 30 apartamentos na urbanização - visitando o bairro, percebe-se a urgência dos trabalhos.
Maria da Conceição Araújo, de 55 anos, abre a porta de casa ao Diário de Aveiro, na Rua da Amizade. Lá dentro vemos paredes e tetos com fissuras e enegrecidos pela humidade, tacos levantados e outros problemas. «Vivo nesta casa há 22 anos e já pedi obras muitas vezes. Nunca foram feitas», diz. A moradora assinala que as infiltrações são um dos grandes problemas. «Cai água na lavandaria e escorre água das paredes quando chove», descreve a residente.
A moradora, que partilha casa com um filho, era cozinheira em Águeda e há 11 anos foi vítima de um acidente de trabalho que a deixou numa cadeira de rodas. A casa não está preparada para uma ocupante nestas condições. «Precisa de ser adaptada», salienta. Após as obras anunciadas para o bairro, Maria da Conceição Araújo deverá ser transferida para outra habitação na mesma urbanização, com melhores condições, diz.