Onde está a Thayla?
De nacionalidade brasileira, Thayla Hendyo Pereira da Motta tem 26 anos e «tem matrícula ativa» na Universidade de Aveiro, conforme nos confirmou fonte da própria instituição universitária.
A jovem estudante está desaparecida desde 15 de dezembro (dia em que foi vista na rodoviária do Porto), gerando não só estranheza, mas também, e sobretudo, preocupação junto dos amigos, que desesperam por informações. Quem a conhece sabe que, «apesar de reservada, não ia estar tanto tempo sem responder às nossas mensagens. Jamais nos ia deixar preocupados», garantiu-nos Emanuelle Martins, que tudo tem feito ao seu alcance para saber onde está a amiga, desde fazer apelos nas redes sociais até contactar as autoridades policiais e a Embaixada do Brasil. Foi, aliás, através de uma publicação no Instagram que o Diário de Aveiro teve conhecimento do caso.
Emanuelle Martins e Thayla Motta, ambas brasileiras, conheceram-se na Irlanda, em 2019, no âmbito de um programa de intercâmbio. Desde então são amigas, mantendo contacto regular, mesmo depois de Thayla Motta vir estudar para Aveiro, em outubro de 2024.
Interpelado sobre o assunto, o Comando Distrital de Aveiro da Polícia de Segurança Pública disse não ter «conhecimento formal do desaparecimento da pessoa em questão, mas somente um pedido de averiguação de paradeiro de pessoa interessada». Acrescentou, com base nos factos apurados, que não podia «confirmar que a pessoa tenha desaparecido, dado ter havido cessação de contrato(s) e retirada de todos os bens pessoais».
Também questionado, o Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana referiu que «não temos informação sobre a jovem».