Alberto Souto apresenta-se disponível para ser candidato
Alberto Souto deverá anunciar hoje a sua disponibilidade para aceitar o convite do PS para ser o candidato a presidente da Câmara de Aveiro nas próximas eleições autárquicas, a realizar em setembro ou outubro deste ano,
O socialista, que já presidiu à câmara, entre 1998 e 2005, decidirá avançar, e este será um tema central durante um “almoço de S. Gonçalinho” marcado para hoje, em Aveiro. Estará à mesa com militantes do PS e comunicará que está aberto a aceitar o convite e a sua disponibilidade para avançar com uma candidatura.
O socialista não adianta ainda qualquer projeto de programa, mas já tem algum trabalho adiantado no livro que escreveu e lançou recentemente “Um futuro para Aveiro - 101 propostas”.
Quando falhou o terceiro mandato, em 2005, foi vencido pelo independente Élio Maia, autarca popular do momento, presidente da Junta de S. Bernardo na altura, um político muito apadrinhado pelo histórico Girão Pereira (CDS), este eleito presidente nas primeiras autárquicas após o 25 de abril, em 1976. Duas décadas depois, Alberto Souto será a mesma arma que o partido usará, desta vez para a reconquista de uma câmara a que só presidiu durante oito anos. Mas confirmando-se que avançará, será preciso ainda aguardar pelos órgãos distrital e nacional.
Do lado da coligação adversária PSD-CDS, Ribau Esteves, não será recandidato a presidente da câmara, impedido pela lei de limitação de mandatos, mas não deixará de combater o candidato do PS até ao último dia deste mandato. Ontem, disse ao Diário de Aveiro que, nas próximas autárquicas, não será «candidato a qualquer órgão autárquico», mas poderá ser mandatário de uma candidatura em Aveiro. Sobre o socialista, Ribau Esteves disse ontem ao Diário de Aveiro que «há muito tempo que é claro que (Alberto Souto) seria o candidato do PS à câmara.
Entretanto, desconhece-se ainda quem será a escolha da coligação PSD-CDS para tentar manter a presidência da câmara. Continuam as possibilidades de Rogério Carlos, Jorge Ratola e Silvério Regalado. Luís Souto chegou também a ser considerado, pelo PSD, mas não será viável uma candidatura sua contra a do seu irmão.
De qualquer forma, Alberto Souto poderá contar com Ribau Esteves, a partir da abertura que será demonstrada para ser candidato, hoje, até ao último dia da campanha.
Mas, na prática, já são adversários há algum tempo, através de declarações públicas expressas. Nas últimas semanas, as intervenções têm-se intensificado, sendo mais expressivas e consoante a importância dos temas, em que um não tem deixado de responder ao outro.JP |