Apoio a embarcação de pesca com sete pessoas a bordo
Durante o dia de ontem, foram auxiliadas sete pessoas que se encontravam a bordo de uma embarcação de pesca costeira, após esta ter ficado sem propulsão a 0,4 milhas náuticas (aproximadamente 800 metros) da entrada da barra de Aveiro.
Na sequência de um alerta, através do VTS de Aveiro, pelas 2.50 horas, a informar que uma embarcação de pesca costeira se encontrava sem propulsão e com sete pessoas a bordo, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro, Ricardo Guerreiro, ativou de imediato uma embarcação da Estação Salva-vidas de Aveiro para proceder à operação de resgate
Chegaram a terra em segurança
A embarcação de pesca conseguiu fundear e, através do seu armador, foi empenhado um rebocador, que iniciou o transporte da embarcação, sempre com o acompanhamento próximo dos tripulantes da Estação Salva-vidas.
«Após a reavaliação das condições de visibilidade e da ondulação, foi decidido adiar a tentativa de entrada na barra, de forma a salvaguardar todos os indivíduos», explicou a Polícia Marítima em comunicado.
Posteriormente, após se ter verificado uma melhoria nas condições atmosféricas, foi efetuada uma nova tentativa de reboque, tendo a embarcação de pesca chegado em segurança ao Porto de Aveiro.
Os sete tripulantes da embarcação «encontravam-se bem e sem necessidade de assistência médica», revela, ainda a mesma nota.
O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro, em colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou todas as operações.