Docente da UA eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
O docente no Departamento de Matemática foi eleito, a 6 de janeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática. Eugénio Rocha sucede a José Carlos Santos, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, na presidência daquele órgão representativo da comunidade científica de Matemática. "Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho científico, atividades de interação com a sociedade e reconhecimento pelos pares desta área científica, uma vez ter sido convidado pela Assembleia a criar uma lista”, salienta o recém-eleito.
Durante o mandato, que tem a duração de dois anos, o novo presidente considera que a Sociedade Portuguesa de Matemática deverá focar-se em três vertentes:
- Continuar e reforçar o bom trabalho da direção anterior, em especial, dirigido a docentes e estudantes de todos os níveis de ensino;
- Fortalecer a investigação base, em paralelo com colaborações multidisciplinares, dentro e fora da área da Matemática e que, presentemente, é um requisito para avanços científicos que tenham relevância imediata na sociedade;
- Colaborar com empresas e entidades de inovação na resolução dos inúmeros desafios criados, numa sociedade onde o conhecimento é rapidamente vinculado e novas tecnologias são adotadas em ciclos curtos e com grande impacto. Notando que a Matemática sempre esteve, e continuará a estar, na base desses avanços e dessas tecnologias.