Estarreja: Festival de cinema de AVANCA abre com filme em 360º
A 28.ª edição do AVANCA Festival Internacional de Cinema começa hoje com a estreia de “Aluado”, de Cláudio Jordão, o primeiro filme da animação portuguesa a surgir ao mesmo tempo no grande ecrã e em 360º, informou a organização.
"Este é um filme de animação com duas versões, a que será projetada no grande ecrã e uma outra disponível em 360º e preparada para ser visualizada em óculos de realidade virtual", refere um comunicado do Cine-Clube de Avanca, que organiza o Festival, a decorrer até domingo em Estarreja, no distrito de Aveiro.
Esta quarta-feira, pelas 21:45, o filme será projetado no grande ecrã, no Auditório Paroquial de Avanca. A versão 360º poderá ser vista a partir de quinta-feira e até domingo, por inscrição, no Espaço Multimeios da Escola Egas Moniz, durante o dia, e no Auditório Paroquial de Avanca, à noite.
A primeira noite competitiva do festival de AVANCA será ainda marcada pela gala de entrega dos prémios aos filmes galardoados no ano passado.
Na quinta-feira será exibido o filme belga “Amanhã, se tudo correr bem”, uma comédia de Ivan Goldschmidt, antecedida da nova versão da curta-metragem de Luís Diogo “Noites de Cinema”, produzida no âmbito de AVEIRO 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A noite encerra com uma "Noite de Terror", comemorando os 20 anos do filme português mais visto de sempre na Internet, “A Curva” de David Rebordão, e a apresentação de um novo projeto, liderado por Isabel Pina e Sandra Henriques da “Fábrica do Terror”.
A noite de sexta-feira marca o regresso do cineasta alemão Veit Helmer ao AVANCA com o seu novo filme, “Gondola”, uma obra passada num teleférico na Georgia, onde a paixão acontece entre as idas e as vindas de uma gondola muito especial.
Para sábado está marcada a exibição da longa-metragem “O Rei dos Elfos”, do sérvio Goran Radovanovic, um dos cineastas mais premiados no festival AVANCA.
O sábado é igualmente marcado pela exibição do novo filme de Joaquim Pavão “Cidade da Guitarra”, um documentário com cerca de duas horas e meia, onde se procura descortinar as políticas culturais que transformaram o nosso país nas últimas décadas e compreender o impacto que estas tiveram e têm no exercício artístico, no tecido cultural e no acesso à fruição do público.
No domingo de manhã será tempo de cinema acessível e para assistir ao que vier a ser produzido nos 'workshops' do festival. Neste dia, serão também conhecidos os premiados da 28.ª edição do Festival AVANCA.
O Festival AVANCA acontece todos os anos com organização do Cine-Clube de Avanca e do município de Estarreja e o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual/Ministério da Cultura, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Turismo Centro de Portugal, entre outras entidades.