Última Hora
Pub

Campanha em Sever do Vouga já abateu 50 javalis

No centro de Sever do Vouga, os javalis provocam a destruição e o prejuízo nas estruturas e culturas agrícolas das ruas, quintais e terrenos.

Os javalis continuam a entrar no centro da vila de Sever do Vouga, circulam pelas ruas, quintais e terrenos, sendo observados de dia e à noite, tratando-se de um animal indesejado pelo rasto de destruição e prejuízo que deixa à sua passagem, entre culturas agrícolas e estruturas, justificando uma campanha de incentivo ao abate.
Segundo o “Regulamento de Atribuição de Incentivos ao Abate de Javalis”, publicado em abril último em Diário da República, há um «significativo aumento dos danos agrícolas e materiais causados pela proliferação do javali (Sus scrofa)». Há mais animais devido à «expansão natural da espécie, a tipologia do coberto vegetal do território, a redução dos cultivos e a sua tipologia». O regulamento é um reforço das «medidas destinadas ao controlo e redução da espécie».
Além dos danos causados nas propriedades, a câmara chama à atenção para os «acidentes rodoviários». Adultos e crias podem atravessar uma estrada à noite e gerar um acidente de viação, como já aconteceram «vários», segundo apurou o Diário de Aveiro junto da câmara severense, nomeadamente na EN 328, entre Sever do Vouga e Vale de Cambra, e algumas estradas municipais.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Agosto 30, 2024 . 12:18

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right