Ovarense elimina Esgueira da Taça de Portugal
A Ovarense/Gavex está apurada para os quartos de final da Taça de Portugal, onde já sabe que terá pela frente, “fora de portas”, a equipa do FC Porto. O conjunto vareiro garantiu, hoje, o apuramento em Aveiro, ao eliminar (92-81) o Esgueira/Aveiro/Oli, num jogo em que os “atiradores” estiveram com a “mira” calibrada. A Ovarense acabou o encontro com 17 triplos, mais cinco do que o conjunto da “casa”.
A equipa de Ovar, que já tinha estado ligeiramente melhor nos primeiros dez minutos, “cavou” uma vantagem importante no segundo quarto, onde não só conseguiu “parar” o ataque esgueirense, como manteve o acerto ofensivo - apontou, por exemplo, cinco triplos, três dos quais de Nuno Morais (marcou cinco na partida), convertidos em três jogadas seguidas em pouco mais de um minuto. Um parcial de 27-13 permitiu ao conjunto treinado por João Tiago chegar ao intervalo a vencer por 54-36.
O Esgueira, que no início do ano tinha vencido em Ovar, após prolongamento, em jogo do campeonato, surgiu melhor na segunda parte e fez “abanar” a Ovarense com um parcial de 8-0 (44-54). Após um “timeout”, a equipa vareira reagiu com três triplos, mas os anfitriões também foram respondendo à “lei da bomba” e a 1.57 minutos do fim do quarto perdiam por somente cinco pontos (60-65). Até final, a Ovarense “abriu” a vantagem a oito (70-62), que, depois, no último quarto, soube gerir bem, com Gustavo Teixeira a ter um papel importante - acabou o jogo perto do triplo-duplo (15 pontos, 9 ressaltos e 8 assistências). No conjunto da “casa” também foi um jovem base, Miguel Monteiro, o mais inconformado (15 pontos e 8 assistências).