Última Hora
Pub

Primeira associação em Portugal para ajudar doentes com cancro no cérebro criada na Lousã

Renato Daniel, fundador da associação adiantou que esta irá ter uma comissão científica composta por médicos especialistas na área e por especialistas ligados às ciências sociais

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), um projeto pioneiro que procura dar voz e apoiar doentes com cancro no cérebro, bem como promover a investigação científica na área, foi criada na segunda-feira, na Lousã.

A associação, fundada por Renato Daniel, surge para “colocar ao dispor da sociedade todo o conhecimento e informação disponível na área do cancro no cérebro” e ajudar os doentes e os familiares a “terem uma voz para partilhar os seus sentimentos e que necessitam de algum tipo de acompanhamento mais personalizado”.

O fundador, que é também ex-presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, explicou também ter passado e contactado diretamente com a doença e que “o sentimento de todos os doentes é comum” de que, "embora o conhecimento técnico e científico esteja disponível à comunidade em geral, muitas das vezes surge numa linguagem muito pouco acessível”.

Em declarações à agência Lusa, Renato Daniel disse que uma das ambições passa por “colocar ao dispor da sociedade apoios financeiros e logísticos às pessoas que estejam em situações desfavoráveis socioeconomicamente e que possam ver na associação uma lufada de ar fresco para dar resposta às suas necessidades”.

Renato Daniel adiantou que a associação irá ter uma comissão científica, composta por médicos especialistas na área e por especialistas ligados às ciências sociais.

Apesar de ainda estar a constituir os seus órgãos sociais, a associação, “feliz ou infelizmente, tem sido contactado por muitas pessoas” à procura de apoio, explicou o fundador, que adiantou que “muitos destes doentes e familiares que estão agora a contactar vão poder fazer parte da própria fundação”.

A sede da APCCEREBRO, na Lousã, terra natal do fundador, foi garantida através do apoio da Câmara Municipal local algo que, segundo Renato Daniel, foi fundamental uma vez que ainda a associação ainda “não possui recursos financeiros suficientes”.

O papel que a Câmara Municipal da Lousã teve foi deveras importante na formalização e constituição da associação”, acrescentou.

 

Janeiro 21, 2025 . 19:46

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right