Crédito Pessoal: O que é e quais as suas principais vantagens?
Talvez por esta grande abrangência de finalidades, o crédito pessoal apareça em todas as estatísticas do Banco de Portugal como a solução de crédito mais requisitada pelos consumidores portugueses, mas o que fará desta forma de financiamento algo tão atrativo?
É o que veremos já de seguida.
Crédito Pessoal: o que é?
Um crédito pessoal é uma solução de financiamento contratualizada entre um consumidor e uma instituição de crédito/banco que coloca ao dispor do primeiro montantes de financiamento entre os 250 euros e os 75 mil euros para que este adquira bens e serviços.
Em relação aos prazos de reembolso em que o consumidor terá de ressarcir a instituição de crédito do valor emprestado, estes variam, por norma, entre os 24 meses e os 84 meses, prazos que são definidos no momento da assinatura de contrato e se mantêm fixos ao longo de toda a sua vigência.
Além disto, à semelhança do que acontece com outros tipos de crédito, o crédito pessoal apresenta taxas de juro, no caso: a TAN (Taxa Anual Nominal), taxa que se refere aos juros do empréstimo, e a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efectiva Global), taxa que inclui todas as despesas referentes ao contrato de crédito, nomeadamente impostos, comissões e juros.
De notar que, na altura de utilizar os simuladores de crédito disponibilizados pelas instituições de crédito a operarem em Portugal, a leitura da TAN e da TAEG vai permitir-lhe simplificar a comparação entre diferentes propostas, uma vez que estas têm um forte impacto no valor da prestação mensal e no MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor).
Após a contratação que, por estes dias, se pode fazer de forma menos burocrática através do canal online, o consumidor poderá utilizar o dinheiro do financiamento na finalidade que quiser, já que um crédito pessoal sem finalidade específica pode ser utilizado para financiar um sem número de fins sem que, para isso, tenha de informar a instituição de crédito.
Crédito Pessoal: Principais Vantagens
Para além de poder utilizar o dinheiro do financiamento como bem entender, o crédito pessoal sem finalidade específica oferece-lhe um verdadeiro cabaz de vantagens, entre as quais as principais são:
• Montantes de financiamento e prazos de reembolso de grande amplitude
Como referimos, o crédito pessoal oferece uma amplitude de financiamento que vai dos 250 euros aos 75 mil euros, o que garante aos consumidores que, qualquer que seja o seu projeto, podem contar com o financiamento adequado.
Além de montantes generosos, este tipo de crédito oferece, igualmente, prazos de reembolso alargados que não só permitem uma maior diluição do valor das prestações mensais, como proporciona aos consumidores uma melhor gestão financeira dos seus orçamentos familiares.
• Contratação 100% online
Para quem pretende contratar um crédito e não quer levar com um grande processo burocrático que atrase a execução do seu projeto pessoal em cima, o canal online assume-se como o seu principal aliado, já que, graças à digitalização dos processos de contratação de um crédito pessoal, hoje em dia é possível simular, comparar e contratar um crédito sem sair do sofá.
Depois de pegar no seu smartphone e pesquisar por “crédito pessoal”, terá acesso a uma extensa lista de propostas de crédito, entre as quais se encontra a solução de crédito pessoal do Credibom.
No momento em que entra nesta página, o consumidor vai deparar-se com um simulador de crédito que lhe vai proporcionar não só fazer o cálculo da sua prestação mensal em função dos montantes (entre 5 mil e 75 mil euros) e prazos de reembolso (de 24 a 84 meses) escolhidos, como também ficar a saber qual a TAN e a TAEG que serão aplicadas.
Depois de calculada a prestação mensal, se o consumidor quiser passar imediatamente à contratação deste crédito, só tem clicar na barra “Fazer Pedido”, preencher um formulário online, anexar os documentos necessários e submeter o pedido.
Se, após a análise ao seu pedido que, em média, demora 24 horas, a resposta for positiva, o dinheiro pedido será depositado na conta bancária do consumidor num prazo de dois dias úteis.
Sublinhe-se que, no caso de o consumidor contratar este crédito, vai poder escolher a data em que quererá saldar as suas prestações mensais.
• Não está sujeito a hipotecas
Para contratar um crédito pessoal, o consumidor não terá de hipotecar a sua casa ou o bem que pretende comprar, já que este tipo de crédito é não hipotecário e não carece da prestação de garantias extra além do comprovativo de rendimentos e situação profissional.