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Rui Ventura e Walter Chicharro disputam Turismo Centro de Portugal

A Assembleia Geral da Turismo Centro de Portugal reúne amanhã para eleger o novo presidente daquela instituição, escolhendo entre Walter Chicharro e Rui Ventura. Os candidatos explicaram, ao nosso jornal, as motivações das respetivas candidaturas e, de um modo sucinto, revelaram o seu ponto de vista sobre esta região tão diversa

1. O que o levou a concorrer à presidência da Turismo Centro de Portugal?  
2. Esteve na BTL há poucas semanas. Como “sentiu” este setor tão importante para a economia nacional?  
3. No caso concreto do Centro de Portugal, o que deve ser feito para fazer desta uma região ainda com melhores resultados nesta área?
4. Se vencer as eleições de amanhã, qual será a sua primeira medida?

 

Walter Chicharro

1 A minha paixão pelo turismo é de longa data e tem-se intensificado ao longo dos anos, sobretudo pelo trabalho que desenvolvi na Nazaré, que se tornou uma referência nacional e internacional. O impacto positivo dessa transformação não se ficou pela Nazaré - alargou-se a todo o país. O reconhecimento desse trabalho, a paixão e formação que tenho no setor, aliados aos incentivos que fui recebendo de empresários, agentes do setor e autarcas, levaram-
-me a aceitar este novo desafio. Acredito que é possível replicar e ampliar esta visão estratégica em toda a região Centro, que tem todos os recursos - humanos, naturais e culturais - para estar no centro da política de desenvolvimento turístico do país. Uma política em que o interior e o litoral são um só e em que todos os projetos devem ter uma visão alargada a todo o território.

2 A BTL foi a confirmação da vitalidade, resiliência e ambição do setor. Encontrei um setor motivado, cheio de ideias e com uma enorme vontade de inovar e crescer. Mas também senti preocupação com a necessidade de reforçar estratégias que integrem sustentabilidade, digitalização e descentralização. O turismo português está num ponto de viragem e é essencial assegurar que o crescimento futuro seja equilibrado e benéfico para todos os territórios.

3 O Centro é a região mais diversificada do país em termos turísticos. Neve, praia, termalismo, surf, património, gastronomia, enoturismo, turismo religioso ou de natureza: temos tudo num só território. O nosso plano assenta em três pilares: reforço da cooperação entre sub-regiões, inovação e sustentabilidade. Propomos criar conselhos consultivos regionais de forma a que todos tenham voz, potenciar a digitalização com ferramentas inteligentes e promover ativamente o turismo inclusivo, regenerativo e acessível. Só com uma estratégia integrada e coesa conseguiremos captar mais visitantes e distribuir melhor os fluxos turísticos.

4 A criação dos conselhos consultivos regionais será uma das primeiras medidas. Quero ouvir o território - os empresários, os autarcas, as associações e os agentes locais - para que a estratégia da Turismo Centro de Portugal seja verdadeiramente partilhada, enraizada e eficaz. A partir daí, construiremos em conjunto um plano de ação que responda aos desafios concretos de cada sub-região e aproveite ao máximo as suas potencialidades.

 

Rui Ventura

1 A decisão de me apresentar como candidato à TCP surgiu de uma conjugação de fatores. Em primeiro lugar, por respeito à memória do Raúl Almeida, que me deu o gosto de ser meu amigo e que estava profundamente empenhado em potenciar, ainda mais, a região Centro como território de excelência. Para além disso, a riqueza do património histórico, dos recursos naturais, desde a serra às praias, da cultura, das tradições, da gastronomia da nossa região foi uma motivação extraordinária, porque não obstante a excelência do trabalho dos anteriores presidentes, a verdade é que ainda há muito caminho a percorrer. Como um apaixonado pelo território que sou, não havia outra decisão a tomar que não fosse a de abraçar este grande desafio e apresentar a minha candidatura.

2 A BTL foi uma montra extraordinária da variedade, da riqueza e do potencial turístico da TCP. Ficou claro, nesses dias, a enorme pujança que o setor do turismo tem e o grande potencial de desenvolvimento que representa para a nossa região. Os projetos apresentados na BTL, como as Estradas com História, as parcerias com Espanha, o Turismo Industrial e os Itinerários Napoleónicos, reforçam, de forma significativa, a nossa oferta e são registos da memória e da história do Centro de Portugal. Emoções e experiências únicas no coração de Portugal foram uma das marcas que a BTL deixou evidente e que vai muito de encontro ao que os turistas procuram: desde o silêncio do Santuário de Fátima, ao ritmo frenético do Rally de Portugal, às ondas da Nazaré, à singularidade da Serra da Estrela, o Centro de Portugal é claramente um país dentro do país.

3 A diminuição da sazonalidade, o aumento da estada média e a qualificação dos RH devem ser objetivos prioritários. O turismo tem sido, e deve ser cada vez mais, uma atividade geradora de riqueza e potenciadora do desenvolvimento territorial. Para esse reforço, é fundamental diminuir a sazonalidade e aumentar a permanência dos turistas trazendo estabilidade e confiança para os operadores e agentes turísticos do território e dar garantia de que dispomos dos RH necessários e qualificados. O caminho da TCP é feito de múltiplos desafios, e, na minha opinião, estes deverão ser encarados como prioritários.

4 A minha prioridade passará por conhecer a equipa da TCP. Eu sou e sempre fui um impulsionador do trabalho em equipa e pelo que já me foi dado a conhecer, a TCP tem uma equipa reduzida, mas muito competente. Paralelamente, quero manter os contactos que tenho vindo a ter com os agentes, associações e operadores, perceber as suas expetativas e os desafios que enfrentam e ainda implementar um projeto que entendo ser estruturante na qualificação dos trabalhadores do setor do turismo.

Março 26, 2025 . 08:09

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