Adiciona Pub
Graterol Pub
Adiciona Pub
Graterol Pub
Pub

28 Mil visitantes nos três dias da Festa do Pão de Vale de Ílhavo

Evento organizado pela câmara de Ílhavo, em parceria com a associação “Os Baldas”, recebeu mais quatro mil pessoas em comparação com o ano passado

Entre 28 e 30 de março, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo trouxe ao Jardim Henriqueta Maia cerca de 28 mil pessoas, para comer o Pão e o Folar de Vale de Ílhavo, adianta quem organizou o evento, acrescentando que o número registado este ano representa um novo aumento em relação à edição de 2024, com mais quatro mil visitantes.

Segundo nota de imprensa camarária recebida pelo nosso jornal, apesar de terem reforçado bastante a produção, as seis padeiras(os) de Vale de Ílhavo que marcaram presença, durante as tardes de sábado e de domingo, com as suas padas, folares e broas, saíram da festa de cestos vazios em ambos os dias. As duas moagens de Vale de Ílhavo – Moagem Carlos Valente e Moagem Grave - também estiveram presentes com os seus produtos, bem como outras associações ou entidades do concelho de ílhavo, que promoveram as suas especialidades gastronómicas.

Cerca de 5.600 pães vendidos pel’ Os Baldas

A Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, parceira da autarquia na organização do evento, manteve os fornos quentes durante os três dias, garantindo a venda de pão com chouriço, bacalhau e queijo/fiambre. No total, esta associação de Vale de Ílhavo vendeu, aproximadamente, 5.600 pães, utilizando para tal mais de uma tonelada de ingredientes, entre farinha, chouriço, queijo, fiambre e bacalhau.

Os Cardadores de Vale de Ílhavo estiveram, também, presentes com serviço de bar, onde venderam algumas centenas de bifanas e bebidas.

Pela primeira vez, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo recebeu dois municípios convidados: Albergaria-a-Velha, que trouxe o seu pão tradicional; e Guarda, com os seus queijos, enchidos e mel. Ambos tiveram um espaço para venda dos seus produtos, valorizando assim a experiência dos visitantes. No final da festa, os dois convidados mostraram-se surpreendidos com a grande procura.

Nota ainda para a novidade deste ano: os showcookings “Tapas” protagonizados por Bárbara Pereira, concorrente do programa de televisão “Masterchef” e proprietária da pastelaria “Junes”, em Ílhavo, e Filomena Grave, conhecida por todos como Dona Mena, que é também o nome do seu restaurante em Vale de Ílhavo. Os dois showcookings registaram uma forte adesão, com muitos interessados nestas experiências gastronómicas.

Porta da Bagageira” ajudou à festa

O Jardim Henriqueta Maia esteve sempre bastante animado, nas tardes de sábado e de domingo, com a feira de usados “Porta da Bagageira”, onde se montaram 73 bancas no sábado e 67 no domingo, com o apoio da Junta de Freguesia de São Salvador. Por ali circularam, também, os Toca a Baldar – a Banda de Percussão de Vale de Ílhavo, a Família Cómica – Personagens do Povo, as Gaitas Sirigaitas, bem como os carismáticos Cardadores. No interior da tenda, duas estátuas vivas “vestiram” a pele de padeiras e o Rancho da Casa do Povo de Ílhavo encerrou a festa, no domingo.

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo é, também, uma oportunidade para descobrir o património da terra das padeiras, atualmente integrada na rede Aldeias de Portugal. No domingo de manhã, realizou-se uma Visita Interpretativa ao Vale de Ílhavo, que contou com 27 participantes. A experiência revelou-se tão positiva que ficou a vontade de prolongar o tempo passado em Vale de Ílhavo e de degustar os seus sabores. O sucesso desta visita deve-se, também, a João Torrão e a Paulo Morgado, professores que têm colaborado com a autarquia de Ílhavo e que orientaram e acrescentaram valor a esta iniciativa.

De registar, também, a participação, na sexta-feira, de cerca de 35 crianças e professores da Escola Básica de Vale de Ílhavo, que tiveram a oportunidade de “meter a mão na massa” e realizar uma atividade de carimbagem com “xilogravura”. Já à tarde, a Festa do Pão recebeu cerca de 70 idosos de vários lares, centros de dia e da comunidade, que estiveram a amassar e a realizar um ateliê de sacos bordados.

«Perante a capacidade de resposta à forte afluência de público, a avaliação da quarta edição da Festa do Pão de Vale de Ílhavo revela-se bastante positiva, cumprindo o desígnio de valorizar a tradição e os produtos endógenos de Vale de Ílhavo, envolvendo o tecido associativo e estimulando o comércio local. Além de tudo, esta é uma forma de dar a conhecer as padeiras, para que todos possam consumir o que de melhor têm para oferecer, as padas e os folares de Vale de Ílhavo», conclui a nota da câmara.

Abril 2, 2025 . 15:09

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right