Teatro Aveirense exibe filme português “Grand Tour”, candidato a Óscar
O Teatro Aveirense recebe, amanhã, pelas 21.30 horas, na sessão habitual de “Os Filmes das Nossas Terças”, a exibição de “Grand Tour”, o vencedor do Prémio de Melhor Realização no último Festival de Cannes. A Academia Portuguesa de Cinema escolheu também este filme como candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional 2025.
O filme realizado por Miguel Gomes conta com a participação de Gonçalo Waddington, Crista Alfaiate, Teresa Madruga, Jani Zhao, João Pedro Vaz, Manuel Couto, Lang Khê Tran e Diogo Dória. Esta é uma coprodução portuguesa que envolve produtores de países como a China, França, Alemanha, Itália e Japão.
A história do filme decorre em Rangum, Birmânia, em 1917, quando Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da sua noiva Molly no dia em que ela chega para se casar. Ao longo das suas viagens, o pânico consegue ultrapassar a melancolia, dando lugar ao vazio da existência do cobarde Edward. As interrogações sobre o que terá sido feito de Molly passam a ser muitas, uma vez que esta está determinada a casar.
Antecedendo a nomeação do filme, será exibida a curta-metragem de animação “Esperânsia”, o primeiro filme em animação 3D de Cláudio Jordão. A obra é produzida na região e construída num único plano-
-sequência.
De salientar que “Os Filmes das Nossas Terças” é uma curadoria da Plano Obrigatório com o apoio do Teatro Aveirense, do ICA/Ministério da Cultura e do município de Aveiro. Como é habitual, o preço do bilhete é de quatro euros, sendo o “Pack” outubro de oito euros, permitindo, assim, 50 por cento de desconto na compra das quatro sessões do mês.