Museu de Medicina e Saúde é uma das valências do novo Aradas Campus
Aquele que era um pequeno museu na Rua João Gonçalves Neto, albergando a coleção particular do médico aveirense Hermes de Oliveira Castanhas, está em vias de se transformar num grande complexo que irá acolher o novo Museu de Medicina e Saúde e um conjunto de outras valências, entre elas um centro de eventos, um centro de investigação e uma unidade hoteleira.
O Aradas Campus, descreve a Fundação Casa Hermes, é um projeto «dedicado ao conhecimento, à saúde e à longevidade» cujo primeiro equipamento, o Skope – Museu de Medicina e Saúde, tem inauguração marcada para o próximo dia 17.
A unidade museológica nasce a partir da ampliação da Casa-Museu Dr. Hermes, o museu particular que o clínico criou em Aveiro na década de 1990, e vai dar a conhecer «a maior coleção particular de objetos médicos a nível nacional», um acervo com mais de 1.800 objetos de 20 especialidades «que contam a história da medicina e a revolução técnico-científica desta área, desde a antiguidade clássica até aos dias de hoje».
Os visitantes terão acesso a «objetos originais e diversificados» colecionados pelo médico aveirense ao longo dos anos.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: