DETI acolhe a “Festa do Software Livre 2024”
O Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro (UA) acolhe hoje e amanhã, a “Festa do Software Livre 2024”, que é «um evento de celebração e disseminação de Software Livre, um espaço de partilha e de reflexão».
Tem o objetivo de «mostrar o que se faz em termos de tecnologias e participação dos cidadãos», dando «a conhecer o que são as comunidades do Software Livre, porque se reúnem, o que criam, de que forma querem transformar o mundo e porque fazem da Liberdade, e neste caso, da liberdade tecnológica, a sua bandeira e a sua forma de contribuição para a sociedade».
Apresenta iniciativas «destinadas a um público variado e curioso», nomeadamente debates, em que participarão deputados à Assembleia da República, sobre a “Soberania Digital e o papel do Software Livre nos serviços públicos” e sobre “O Software Livre como peça chave para a Soberania Digital e garante da transparência e da responsabilidade democrática».
A tradução portuguesa do livro "Ada & Zangemann", uma introdução ao poder da criatividade do Software Livre destinado a um público infantil, também faz parte do programa, que prevê, ainda, a presença da “OpenPrinting”, com «o maior especialista mundial de impressão em sistemas Linux», Till Kamppeter, que vem a Aveiro «demonstrar a facilidade de utilização dos sistemas de impressão em Linux (e não só)».
Também estará presente a “Drupal DevDays PT”, «a mais conhecida plataforma de gestão de conteúdos», que reúne os seus mais conceituados programadores para a discussão das mais recentes novidades e desenvolvimentos. Neste evento, a mais usada biblioteca “online” do mundo continuará a sua missão «de empoderamento do cidadão na disseminação de conhecimento e na utilização das ferramentas de gestão de conteúdos da Wikipedia».
A “Ubucon Portugal”, «a mais usada instalação de Linux, traz oficinas para a criação de aplicações e jogos interativos»; a “Flutter Portugal”, plataforma de criação rápida de aplicações, criada pela Google, vai realizar oficinas de ensino para iniciantes, aberta a todos; e a “Inércia”, «onde a criatividade tecnológica se encontra com a criatividade artística» fará «uma demonstração fantástica de som, luz e cor, código, eletrónica e computadores», explica a organização.