Última Hora
Pub

Paulo Cavaleiro elogia resposta do Governo a incêndios em setembro

Na reunião da Comissão Eventual de Acompanhamento do PRR, o ministro Castro Almeida anunciou que os primeiros cheques a agricultores afetados pelos incêndios de setembro serão entregues nesta sexta-feira.

O deputado do PSD Paulo Cavaleiro expressou satisfação com a rapidez do Governo em responder aos danos, destacando o compromisso em apoiar as comunidades afetadas. Paulo Cavaleiro destacou o «agrado» das populações afetadas, que, segundo ele, estão «surpreendidas com a rapidez com que o Governo conseguiu encontrar respostas e estão mesmo a sentir que as coisas vão acontecer», referindo-se as medidas adotadas pelo executivo. O deputado mencionou as visitas realizadas por membros do PSD às áreas impactadas, enfatizando a importância de uma resposta eficaz às necessidades locais.

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, informou que o Ministério das Finanças transferiu verbas de forma expedita para as Comissões de Coordenação Regional (CCDR). Ressalvou que, desde a aprovação das medidas de apoio em Conselho de Ministros, o Governo tem-se esforçado por resolver os problemas de forma célere, especialmente para os agricultores.

Castro Almeida afirmou que o levantamento de prejuízos está «quase concluído» e que a tramitação do apoio foi realizada com «grande preocupação na celeridade». O governante lembrou que, logo após os incêndios, foram disponibilizados 100 milhões de euros para as situações mais urgentes. «Trata-se de uma tramitação muitíssimo rápida, mas era nossa obrigação. É para isso que o apoio público serve, porque se não chegar a horas, servirá de pouco», comentou o deputado.

Paulo Cavaleiro também levantou questão sobre a gestão simultânea dos programas Portugal 2020, PRR e Portugal 2030 pelo Partido Socialista, apontando que essa complexidade pode ter contribuído para atrasos na execução dos projetos. Destacou que, quando o atual Governo tomou posse, a execução do programa Portugal 2030 estava em apenas 0,5 por cento.

Por fim, o deputado concluiu que, com o Orçamento do Estado, os 800 milhões de euros necessários para a recuperação de habitações poderão ser assegurados, justificando assim a aprovação do documento.

Outubro 11, 2024 . 17:08

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right