Mealhada premiada como “Município Amigo da Família” pelo 13.º ano
O título atribuído pelo Observatório dos Municípios Amigos da Família (OAFR), criado em 2008, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, tem como objetivo promover e divulgar as boas práticas das autarquias locais em prol da responsabilidade familiar, e é pelo 13.º ano consecutivo que a Mealhada conquista o título de “Autarquia + Familiarmente Responsável".
A cerimónia de entrega da “Bandeira Verde”, símbolo desta distinção, está agendada para o dia 17, em Coimbra, onde o município será homenageado juntamente com outras autarquias que se destacam na implementação de políticas amigas da família.
Este reconhecimento é o resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pela Mealhada nas áreas do apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais e medidas de conciliação entre a vida profissional e familiar.
O município foi também avaliado positivamente em serviços essenciais como a educação, a saúde, a habitação e o apoio ao desporto e à cultura.
Entre as iniciativas específicas que contribuíram para esta distinção estão os subsídios de natalidade, as bolsas de estudo, a Roda Viva - Loja Social e a Tarifa Social da Água. Para além disso, o IMI Familiar é uma medida relevante, uma vez que a autarquia não só fixa a taxa no mínimo permitido, como também devolve valores às famílias com dependentes.
O presidente da Câmara Municipal, António Jorge Franco, destacou o empenho da autarquia na criação de medidas justas e sustentáveis que beneficiem a qualidade de vida dos cidadãos, salientando a especial atenção dada às famílias mais vulneráveis. «Estamos especialmente atentos às dificuldades das nossas famílias mais vulneráveis, procurando criar condições que melhorem o apoio às suas vidas», afirmou o autarca.
Desde 2015, a Mealhada é galardoada com a bandeira “com palma”, a mais alta distinção do OAFR, que reconhece os municípios que mantêm a “Bandeira Verde” durante três anos consecutivos. |