Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Hospitais privados satisfeitos por SNS recorrer aos seus serviços para realizar partos


Quinta, 25 de Maio de 2023

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada considerou hoje que o recurso do Serviço Nacional de Saúde ao setor para realizar partos “é uma boa solução” e “uma nova luz que se abre” na relação “público e privado”.
Para Óscar Gaspar, esta iniciativa de recorrer aos privados para fazer face a necessidades que já estão identificadas nas maternidades da região de Lisboa e Vale do Tejo nos próximos meses “é uma decisão justa, sensata e positiva”.
O presidente da associação que representa os hospitais privados comentava à agência Lusa a medida avançada na quarta-feira pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do Serviço Nacional de Saúde ir realizar convenções com entidades privadas e sociais para realização de partos em Lisboa e Vale do Tejo, prevenindo o impacto do verão e a realização de obras em algumas maternidades. “Penso que é uma boa solução em que ganham as grávidas e ganha a saúde”, disse Óscar Gaspar, enaltecendo o diálogo com os privados para haver uma “convergência de recursos”. “Quando o Ministério da Saúde identificou que nos próximos meses, nomeadamente por causa das obras que está a levar a cabo numa série de maternidades, vai haver dificuldade de satisfazer a procura (…) é justo que se tenha questionado como é que pode resolver o problema”, referiu.
O responsável sublinhou que, “em diálogo com os privados, aquilo que se percebe é que, havendo uma convergência de recursos, resultam ganhos coletivos”.
Segundo Óscar Gaspar, houve desde o início “uma disponibilidade de princípio” da parte dos privados de conversar sobre esta matéria e de responder afirmativamente à possibilidade de nos próximos quatro meses, na região de Lisboa e Vale do Tejo, “haver a abertura da parte de maternidades privadas para receberem grávidas que vêm do SNS”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu