Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ílhavo tem na mira investimentos de 35 Milhões até ao final de 2025


Texto de Alberto Oliveira e Silva e foto de Eduardo Pina Terça, 02 de Abril de 2024

Até ao final de outubro de 2025, o executivo municipal de Ílhavo prevê, «em orçamentos plurianuais, aplicar 35 milhões de euros na educação, habitação, saúde, ambiente, coesão social e espaços verdes e públicos», com financiamento, entre outras fontes, do Programa de Recuperação e Resiliência, do Portugal 2030 e da Estratégia Local da Habitação.
No dia de feriado municipal, João Campolargo, presidente da câmara, também abordou o futuro próximo em termos de dimensão económica, apontando o objetivo de « aumentar as zonas industriais» do concelho, «nomeadamente a Zona Industrial da Mota e a Zona Industrial das Ervosas». E pretende «abrir a Zona Industrial da Gafanha da Aquém».
Sublinhou o objetivo de «a­trair mais empresas na área da inovação tecnológica e da sustentabilidade, envolvendo a Uni­versidade de Aveiro, o Parque de Ciência e Inovação, as associações empresariais e os empresários»..
O autarca salientou, ainda, que a incubadora ilhavense «está, finalmente, a chegar ao seu limite de ocupação, após trabalho dedicado de promoção da mesma e consolidação do processo de concertação realizado para a entrada de novas empresas».
No dia do município, deixou boas novas quanto a investimentos no setor educativo, partilhando que espera contar «com um investimento próxi­mo de 15 milhões de euros para as obras de requalificação da Escola Básica Professor Fernando Martins, na Gafanha da Nazaré, da Escola Básica José Ferreira Pinto Basto e da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo».
João Campolargo disse que, fruto de «um trabalho persistente e eficaz junto do Ministério da Educação», foi possível «modificar a caracterização destas obras de urgentes para prioritárias», adiantando a expectativa de que «avancem ainda este ano».

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu