Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Aveiro visita obra da ponte-açude em Cacia


Texto de Raquel Valente e foto de Eduardo Pina Quarta, 29 de Maio de 2024

Em pleno mês de maio, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, continua a integrar uma ação de visitas no âmbito das celebrações do feriado municipal. Ontem, o principal destino foi a obra de construção da Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, em Cacia, que se encontra em término de preparação.
A juntar ao presidente da autarquia de Aveiro, estiveram outras entidades imprescindíveis à realização do projeto, como Joaquim Baptista, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), e Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Crucial para a gestão do Rio Novo do Príncipe e de todo o Baixo Vouga Lagunar, a construção da ponte-açude está integrada num projeto complexo, explicando o presidente da autarquia que se «fez a construção de uma ponte provisória para se conseguir desviar o rio. Após esse processo e a construção da ponte permanente, a provisória será removida e dá-se por terminado o desvio do rio». Para o autarca, a construção da ponte provisória está a causar algumas retaliações, sobretudo, no que respeita à passagem dos pescadores. «Se a maré estiver plena, não se consegue passar por baixo da ponte, mas se estiver meia maré, a passagem é tranquila», assegurou o presidente Ribau Esteves.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos