Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Euro2004: Estádio de Aveiro só fica pago em 2024 e precisa de obras de 10 ME


Quinta, 13 de Junho de 2024

Vinte anos depois de ter sido construído para o Euro2004, o Estádio Municipal de Aveiro ainda não está totalmente pago e já precisa de obras urgentes, que obrigam a um avultado investimento por parte da autarquia.


“Estamos a terminar este ano o pagamento do último empréstimo que financiou esta operação”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, adiantando que o valor final do estádio com as acessibilidades e o estacionamento deverá rondar os 70 milhões de euros, mais do dobro do investimento apontado inicialmente.


O autarca que assistiu ao jogo inaugural do estádio, entre as seleções de Portugal e da Grécia, em 2003, disse que o então presidente da autarquia, o socialista Alberto Souto, “não fez as contas bem”, embora reconheça que a decisão tenha sido tomada “na lógica mais sensata que tinham ao seu dispor”.


“Eu nunca faço julgamentos da história. As coisas são o que são. Acho que se tivéssemos ponderado há 20 anos que este estádio ia custar 70 milhões de euros ninguém o fazia”, afirmou, considerando que se tratou de um investimento “grande de mais, desproporcionado e absurdo”.


Agora, diz que não vale a pena olhar para trás, defendendo que é preciso cuidar do estádio para receber o Beira-Mar, que é o clube residente, a seleção nacional, como aconteceu recentemente na preparação para o Euro2024, ou a Supertaça, como irá acontecer em agosto.



Leia mais na edição de amanhã, 14 de junho, do seu Diário de Aveiro.


Suplementos