Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Oliveira de Azeméis: Aberto concurso público para criar centro de artes na Garagem Justino por 2ME


Sexta, 21 de Junho de 2024

O Município de Oliveira de Azeméis abriu hoje o concurso público para a empreitada de cerca de dois milhões de euros com que pretende transformar a antiga Garagem Justino num centro oficinal e expositivo de artes.
Em causa está a reabilitação de um edifício de três andares e cerca de 3.000 metros quadrados de área total no centro daquela cidade do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto.
Originalmente inaugurado em 1949, o imóvel de duas frentes foi adquirido pela autarquia em 2019, por um valor de 550.000 euros, e será convertido na designada “Oficina das Artes”, que assim ficará situada a poucos metros de distância do Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis (TeMA) e da Academia de Música local.
Para o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira, a reconversão da antiga garagem automóvel completará assim “o novo quarteirão das artes” da cidade.
O procedimento concursal hoje publicado em Diário da República indica 1.963.344 euros (sem IVA) como o valor-base da adjudicação.
Quanto ao prazo de execução da empreitada, o documento estipula que é de 365 dias, pelo que, se a obra física arrancar ainda em 2024, o edifício poderá entrar em funcionamento, após o devido apetrechamento interior, no início de 2026.
A requalificação visa eliminar os vestígios do abandono a que o imóvel esteve votado nos últimos anos, embora os anteriores proprietários cedessem pontualmente o espaço para realização de exposições e pequenos eventos por entidades locais.
O objetivo da câmara é agora dotar o edifício de galerias e oficinas de pintura, escultura e outras artes, assim como gabinetes de formação e estruturas para eventuais residências artísticas.
Joaquim Jorge Ferreira acredita que o imóvel se tornará “mais intimista” e reforçará a oferta cultural da cidade com uma programação complementar à do TeMA, à da Academia de Música e também à do Museu Regional de Oliveira de Azeméis, criando com essas entidades um futuro “polo cultural de grande centralidade e catalisador de eventos regulares”.


Suplementos